Medalha de Mérito Cultural | Dezembro 2013
4 de Dezembro de 2013 foi uma data muito especial para a d'Orfeu Associação Cultural. Celebraram-se 18 anos de actividade cultural ininterrupta, a maioridade de uma Associação que, desde 1995, deu novos mundos à cultura em Águeda e que hoje responde por uma missão artística de referência no território nacional.
Justamente a reconhecer a excelência de todo o percurso associativo da d'Orfeu, a Secretaria de Estado da Cultura atribuiu a Medalha de Mérito Cultural, uma distinção do Estado Português, cuja cerimónia de entrega decorreu no próprio dia de aniversário da associação em Águeda, no Espaço d'Orfeu.
O programa oficial da ocasião iniciou-se com uma visita guiada às entidades oficiais pela sede da associação, seguida da cerimónia aberta a toda a comunidade, que se desenrolou em vários momentos: a intervenção cultural de Luís Fernandes, um dos sócios-fundadores e actual coordenador-geral da d'Orfeu; os testemunhos dos integrantes da Mesa de Honra; a assinatura de novos acordos com os Mecenas da associação; a assinatura de novos Protocolos com os Municípios de Sever do Vouga e Ovar; a entrega da Medalha de Mérito pelas mãos do Director-Geral das Artes, Samuel Rego, ao actual Presidente da Direcção da d'Orfeu, Acácio Silva, e o Espumante de Honra a terminar a celebração em tom de festa.
Toda a comunidade d'Orfeu partilhou a ocasião de forma especial: desde os Mecenas até aos máximos representantes dos Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja, Oliveira do Bairro e Ovar, parceiros do projecto intermunicipal; passando pela equipa permanente, estagiários, voluntários, sócios e amigos.
São já várias as distinções que a d’Orfeu tem no seu currículo, mas a atribuição da Medalha de Mérito Cultural é a maior condecoração oficial da sua história, desde 1995. O alto valor simbólico quanto ao reconhecimento por estes 18 anos de intensa actividade cultural é a legitimação institucional do trabalho da associação. Com razão e sonho.