Sexta, 15h00-19h30
No Congresso de Bastidores queremos também cuidar da saúde dos profissionais das artes. A "Clínica da Performance" é um serviço inovador cujo objetivo é oferecer aos participantes, individualmente, um espaço de escuta e orientação nas especialidades de fisioterapia/ergonomia e psicologia.
Flora Vezzá (Fisioterapeuta) e Natália Mendes (Psicóloga Clínica), vão instalar-se no CAA – Centro de Artes de Águeda e, durante toda a tarde de sexta-feira (22 de março), os profissionais e estudantes das artes que previamente se inscreverem na "Clínica da Performance" terão acesso a uma sessão individual de orientação, na(s) especialidade(s) que mais necessitam.
Fisioterapia / Ergonomia
Este serviço orienta o profissional/estudante em questões ligadas ao corpo e à prática na performance. Na entrevista, descreve as características do que faz e dificuldades ou queixas associadas a seu desempenho, para que seja possível compreender como é que as posturas e movimentos, o ambiente (instrumentos, mobiliário, acessórios, espaços) e as rotinas de estudo e/ou trabalho contribuem para as suas dificuldades. O autoconhecimento e a consciência das relações entre ambiente, corpo e performance são fundamentais para que o profissional/estudante inicie um percurso de saúde e desempenho ótimos, agindo conscientemente sobre os elementos de sua rotina e estilo de vida.
Psicologia
O contributo da Psicologia para a Performance Artística centra-se na forma como os indivíduos pensam, sentem e se comportam para obterem um desempenho otimizado, fluido e saudável. A Psicologia da Performance Artística aborda simultaneamente o processo envolvido na aquisição de competências e conhecimento, e a execução dessas competências durante o desempenho. O atendimento tem por objetivo realizar um breve diagnóstico que promova a autoconsciência e a sistematização das dificuldades e a definição de breves orientações que contribuam para a promoção da saúde mental, relacionadas com um estilo de vida saudável, adaptado às especificidades do desempenho artístico: tour, horários, sono, períodos intensos de trabalho, etc.
|
Flora Vezzá (Fisioterapeuta)
Flora Maria Gomide Vezzá estudou música durante muitos anos, num curso de composição e direção musical. No entanto, deixou a música para estudar fisioterapia, tornando-se uma espécie de luthier, a conhecer os corpos e a música de que são capazes. Os seus pacientes mostraram-lhe que o trabalho está intimamente envolvido com suas dores e problemas, o que a levou à ergonomia – um caminho para conhecer o trabalho. Estudou na USP - Universidade de São Paulo e no CNAM – Conservatoire des Arts et Métiers, em Paris, e fez o mestrado em Engenharia de Produção, na Escola Politécnica da USP. No doutoramento em saúde pública, investigou a formação de instrumentistas de cordas orquestrais para compreender como a saúde pode ser promovida durante o período de ensino. Trabalhou em São Paulo, Paris e Londres. Desde 2008 trabalha com músicos e outros performers, aliando a ergonomia à avaliação e às práticas de saúde. Em 2021 mudou-se para Portugal, onde se tem dedicado exclusivamente a estes profissionais na realização de duetos, concertos e improvisações.
|
|
Natália Mendes (Psicóloga Clínica)
Psicóloga Clínica da Saúde. Experiência profissional em cuidados de saúde primários e hospitalares, em setor público e privado, em contexto nacional e internacional. Licenciada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Estágio Académico na Unidade de Oncologia do Hospital de São João. Estágio Profissional no Departamento de Psiquiatria do St. Thomas Hospital em Londres em parceria com o King’s College London, onde participou em projetos de investigação e intervenção em Menopausa. Membro fundador da Associação Portuguesa de Menopausa -VIDA’s. Experiência clínica em: Gestão de Dor; Ansiedade: ansiedade de desempenho / medo do palco, ataques de pânico, ansiedade generalizada, ansiedade social e quadros obsessivo-compulsivos; Perturbações do Comportamento Alimentar e Obesidade; Doenças inflamatórias do intestino; Sono – apoio comportamental à gestão de perturbações do sono e otimização do mesmo; Otimização da performance – apoio à melhoria da performance através do treino de competências mentais, gestão do estilo de vida e do apoio psicológico articulado com especialidades médicas a quadros específicos de patologia associadas à performance artística. Atualmente exerce a sua prática clínica no Instituto CUF Porto, Clínica CUF São João da Madeira, Clínica de Cardiologia Dr. Paulo Dias e Clínica Movement Saúde Integral, disponibilizando acompanhamento presencial e online.
|
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição abaixo e, posteriormente, responder a um questionário, que permitirá um levantamento inicial das questões, para que a "Clínica da Performance" possa planear o melhor atendimento possível.