Xico Alcatruz é um criador de engenhocas, que foi barqueiro sonhador outrora e com o evoluir dos tempos tornou-se operário de uma fábrica ambulante de criação de "criadilhos" uma espécie de objetos resultantes da mistura insólita entre “coisas” aparentemente distintas. Brincalhão e construtor, inventa novas formas de interação, tanto entre objetos, como entre estes e as pessoas, gerando momentos de jogo e criatividade musical.
Chega num estranho veículo com rodas e muita tralha e, quando pára, inicia um processo de transformação gradual num barco-carrossel igualmente bizarro, que o leva às suas memórias de barqueiro de rio onde sonhava viajar em alto mar, descobrir o mundo e a sua diversidade. Sempre à procura de interação e de outras formas de inventar, a música é a sua linguagem primordial.
O Guarda-Pedais é uma celebração da capacidade humana de reinvenção, da magia presente na simplicidade dos objetos e da importância de sonhar alto, mesmo quando se está à deriva no vasto oceano da vida. Uma experiência teatral única que mistura diversão, música e criatividade, convidando o público a embarcar na fantástica jornada de Xico Alcatruz e seus criadilhos.
Foto de capa © Diogo Filipe Morgado