Para o mundo, este é mais um disco.
Para o disco, este é um mundo que perseguimos: a capacidade editorial da d'Orfeu ao serviço das suas criações mais marcantes.
Eis rodela feita girar com meios próprios, da nascente à foz navegada em barco nosso. Até o público era nosso. A noite era nossa. Ali houve coisa d'Eurídice.
Por Toques do Caramulo entende-se, acima de tudo, este incrível repertório de modinhas viradas do avesso, independentemente do colectivo de músicos que o interpreta, aqui personificado nos sete que tocaram o concerto gravado para este disco. Mas efectivos "toqueiros" são também o João André (cajón) e a Teresa Almeida (flauta). Ao longo do percurso, deram ainda o seu contributo Bruno Pinho (guitarra), Marlene Ribeiro (flauta), Rui Silva (cajón), Rui Oliveira (baixo eléctrico), Bitocas (percussões), Jaime Pereira (percussões), Mara Abrantes (concertina), Telmo Farias (baixo acústico), Artur Alves (viola braguesa), Sérgio Almeida (cavaquinho) e, volta e meia, uns quantos pares de dançarinos da Associação Etnográfica Os Serranos, parceiro primeiro da aventura.
Edição esgotada.