Seminário “Águeda: Músicos no Tempo”
domingo 27 Fevereiro 2005 | 15h30
Fundação Dionísio Pinheiro (Águeda)
Na tarde do último domingo do mês, 27 de Fevereiro, a d’Orfeu e a ANATA promovem o Seminário “Águeda: Músicos no Tempo”, um encontro pelo prazer das histórias e memórias sobre o movimento musical de Águeda, invocando as figuras e os grupos que fizeram a história musical do nosso concelho ao longo das últimas décadas.
Da Banda de Águeda, dos jazzes, das tunas, dos grupos ligeiros, das colectividades - seu passado e presente, dos músicos na família, de tudo se falará, a partir das memórias que o público trará à conversa. Para tal é convidado a participar com as suas vivências. Espera-se também que haja quem mostre espólio, fotos ou instrumentos.
Na sala e na conversa, estarão muitos dos que construíram e viveram percursos musicais de referência para a cultura local. A reconstituição das “histórias” da música em Águeda é algo verdadeiramente fascinante que deverá ter pano para mangas na tarde de 27 de Fevereiro. O formato do encontro, que se pretende muito informal e de conversa solta, será conduzido através de uma dupla de pivots: a ANATA propôs o historiador Deniz de Ramos e a d’Orfeu, o habitual animador destes seminários, Bitocas.
Na sua juventude, a d’Orfeu investe-se de tratar culturalmente temáticas que tocam públicos de todas as gerações.
Este seminário é uma proposta de acção na linha programática de eventos que assinalam os seus 10 anos, envolvendo ainda directamente a ANATA – Associação dos Naturais e dos Amigos de Águeda, uma instituição que lida de perto com o espólio humano e material das vivências de Águeda ao longo dos tempos. O evento conta ainda com o apoio da Fundação Dionísio Pinheiro.