Apoia a d’Orfeu, sem custos, através da tua declaração de IRS!

Até agora, apenas era possível fazer a consignação do IRS no momento de entregar a declaração de rendimentos. Porém, a partir de 2019, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) permite antecipar este processo. O contribuinte só tem de aceder ao Portal das Finanças, até ao dia 31 de março, selecionar o nome ou NIF da d'Orfeu AC - 503724874 (D ORFEU ASSOC CULTURAL) - e submeter a comunicação. Quando chegar a época do IRS, apenas tem de confirmar a sua opção.


De 1 de abril a 30 de junho, a seleção da entidade pode também ser efetuada no IRS Automático ou na declaração de rendimentos (Modelo 3). Em ambos os casos é necessário indicar:

  • Tipo de entidade que pretende apoiar. Neste caso: "instituições culturais com estatuto de utilidade pública";
  • NIF da entidade: 503724874;
  • O tipo de consignação: neste caso, "IRS" (e não “IVA”)

No IRS Automático, a consignação é efetuada na área “Pré liquidação”. Na Modelo 3, a consignação realiza-se no quadro 11 da folha de rosto.

Esta medida é gratuita para os contribuintes e, além de se poder tornar num relevante mecanismo de apoio financeiro para as entidades que dela venham a beneficiar, pretende estimular o envolvimento e a proximidade dos cidadãos com a Cultura e com os seus intérpretes. A d’Orfeu é uma Instituição sem fins lucrativos de Utilidade Pública e com estatuto de Interesse Cultural.

Com este gesto, a d’Orfeu pode criar mais e melhor cultura para todos. Obrigado!

www.dorfeu.pt