REVOLUTION (título provisório)
cocriação ASTA, Baal17, d'Orfeu AC, Teatrão


Digressão de estreia:

21 abril
Cineteatro Municipal de Serpa

23 abril
Cineteatro Municipal de Castro Verde

29, 30 abril e 1 maio
Oficina Municipal do Teatro (Teatrão), Coimbra

6 maio
Teatro Municipal da Covilhã

Em "REVOLUTION (título provisório)" somos confrontados como uma sucessão de cenas e momentos musicais que desafiam o espetador a pensar no caminho que fizemos, de 1974 para cá. Aparece-nos um homem que vende revoluções, ajudam-nos a fazer uma formação de iniciação do grito ou podemos conhecer um lugar turístico chamado utopia.

Usando como inspiração o pensamento filosófico de Daniel Innerarity, o texto do espetáculo é do escritor Tiago Alves Costa. Com composição e direção musical de Artur Fernandes, "REVOLUTION (título provisório)" reúne dezasseis intérpretes, entre atores e músicos das quatro companhias.

"REVOLUTION é um título provisório porque talvez não seja necessária uma revolução hoje em dia, ou talvez não seja possível, ou as reformas que as democracias contemporâneas necessitem não se circunscrevam no termo "revolução". Mas caso cheguemos à conclusão de que uma revolução é necessária, será melhor anunciá-la em inglês para que o desejo seja global e transporte a esperança de um povo decididamente unido para vencer". É este o mote de trabalho para Gonçalo Guerreiro, encenador do espetáculo.

Depois de residências artísticas na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e no Cineteatro Muncipal de Castro Verde, o espetáculo continua o seu processo criativo e chega agora a Coimbra onde se vai apresentar à imprensa, no dia 2 de março, pelas 17h00, n'O Teatrão, seguido de um ensaio aberto para estudantes e imprensa. A estreia está marcada para o dia 21 de abril, no Cineteatro Municipal de Serpa.

dorfeu.pt/revolution