domingo 6 Janeiro 2002, 15h30
Fundação Dionísio Pinheiro
ÁGUEDA


A d'Orfeu - Associação Cultural promove em Águeda, a 6 de Janeiro de 2002, pelas 15h30, na Fundação Dionísio Pinheiro. um Seminário subordinado ao título "Ao Toque da Concertina".
A concertina, instrumento assim chamado em Portugal, mas que mundialmente adopta inúmeras denominações - acordeão diatónico é a mais universal - assume-se como o tema-base deste seminário. A pertinência desta temática, muito para além da implantação local e nacional da concertina (especialmente nos grupos folclóricos), resulta da sua recuperação e progressiva emancipação para outros géneros musicais, num cenário mais universalista. Especialmente para a d'Orfeu, é pertinente esta temática pelo enraizamento do instrumento chamado concertina no trabalho musical desenvolvido de novos reportórios para a concertina e com o seu incremento nos processos pedagógicos do curso Tocata, em funcionamento desde a fundação da d'Orfeu em 1995, vêm-se registando continuadas e entusiasmadas afeiçoes ao redescoberto encanto do instrumento.
O tema do Seminário deste ano é também a actividade de abertura do novel Festival Temático das Músicas do Mundo, em primeira edição, e que durante todo o ano de 2002, sob o signo da Concertina fará passar por Águeda os maiores nomes ligados ao instrumento, vindos dos quatro cantos do planeta, numa verdadeira Cimeira do Fole.
A cidade de Águeda, enquanto sede desse ciclo de concertos receberá assim a primeira actividade paralela: já a 6 de Janeiro o Seminário mobilizará desde logo os públicos em torno das ideias-base que presidem ao evento em seu todo. E é com a presença de figuras ligadas ao meio artístico e, no caso, umbilicamente ligadas ao fenómeno deste instrumento, que acontecerá, de novo, a costumeira tertúlia sobre imaginários colectivos.Marcarão presença especialistas, etnógrafos, músicos e outros artistas, tocadores populares, construtores, afinadores e demais interessados na matéria, para além do público.

O Festival Temático das Músicas do Mundo que, com este Seminário, arranca agora para a usa primeira edição, tem o alto patrocínio do IPAE/Ministério da Cultura.