foto: © Davide Monetti

O concerto de “Toques do Caramulo” na abertura do Festival ÉtéTrad, sétima edição de um cartaz que já levou outros portugueses até à montanhosa região de Aosta, desmistificou as cambiantes da música lusa a um público entusiasmado: na noite de sexta-feira, aplaudiu-se a genuína criatividade de uma música tradicional que está, para os italianos, bem longe da realidade urbana do nosso internacionalizado fado. O público, tanto ou tão pouco rendido, praticamente esgotou os discos para o resto da tournée italiana.

No domingo, o grupo aportava ao palco principal do Valpolicella SoundPark, numa noite temática dedicada ao folk, num destes festivais de ambiente alternativo. Aos primeiros acordes de “Toques do Caramulo”, o recinto virou atenções para o palco e, até final do concerto, vibrou com aquela música enérgica que era perfeita novidade para um público maioritariamente jovem. A marca do grupo ficou também em Verona.

À hora do fecho deste post, o grupo viajava para o seu terceiro concerto em Itália, em Boves (Cuneo), antes de regressar a solo luso. Após a digressão italiana, os Toques do Caramulo subirão ao palco principal da Festa do Avante, a 6 de Setembro, acompanhados dos mirandeses Galandum Galundaina, para repetir o concerto conjunto recentemente estreado. Esse concerto especial pode também já começar a entrar nas agendas dos aguedenses, pois terá lugar a 10 de Outubro, no Cine-Teatro São Pedro, no encerramento do 7º Festival ‘O Gesto Orelhudo’, com um palco cheio de convidados.