Concluída a 5ª edição do Festim, o festival intermunicipal de músicas do mundo afirma-se, ano após ano, como uma referência na agenda nacional das músicas do mundo. De 21 Junho a 26 de Julho de 2013, centenas de espectadores por noite renderam-se aos 13 concertos que passaram por Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja e Aveiro, os Municípios parceiros deste festival marcante.

Celebrando o melhor das músicas de raíz, a viagem à diversidade cultural deste ano começou com o virtuoso alaúde do libanês Rabih Abou-Khalil na companhia da voz do fadista Ricardo Ribeiro, prosseguindo com os ritmos quentes do moçambicano Wazimbo, o misticismo indiano de Susheela Raman, o flamenco em estreia portuguesa dos espanhóis D'Callaos, a música klezmer dos veteranos The Klezmatics (dos Estados Unidos), para acabar em grande festim com a polifonia afro-pop dos chadianos H'Sao, também uma estreia absoluta em Portugal.

O singular modelo de programação intermunicipal em rede, em mais uma edição com propostas ousadas e fascinantes, voltou a trazer novos mundos aos palcos de uma região unida. O Festim 2013 consolidou a sua capacidade de descentralização cultural, ao mesmo tempo fidelizando um vasto público não só regional, edição após edição.

O regresso do Festim, uma iniciativa d’Orfeu que tem edições garantidas até 2016, está marcado para o próximo ano, sempre em Junho e Julho.