O belga Elliot encerrou o 9º Festival “O Gesto Orelhudo” © foto Mário Abreu

Uma semana de tenda cheia, uma nova religião artística a professar: a musicomédia.
O Gesto Orelhudo: transfusão músico-teatral bem sucedida!

Todas as fotos do festival aqui.

Caiu o pano sobre a 9º edição do Festival “O Gesto Orelhudo”. Águeda guardará na memória, durante mais um ano, os momentos proporcionados por um festival que, à 9ª edição, ainda consegue surpreender o público. A Tenda do Espaço d’Orfeu encheu de musicomédia e a cidade chamou as atenções, durante a última semana, por fazer O Gesto Orelhudo.

A primeira noite, no dia 1, trouxe um surpreendente Mayalde, alquimista de sons rudimentares e comunicador nato. A noite terminou com a versão concerto de “Povo Que Lavas no Rio Águeda”, uma marca local no Dia Mundial da Música. No sábado, os nacionais Clarinetes Adlibitum ganharam pontos para a sua vertente músico-teatral, ajudando a superar a incipiente produção nacional musicómica. E depois Linsey Pollak, com o seu genial e excêntrico “Funky Junk”, um dos espectáculos mais aplaudidos nesta edição. O australiano apresentou-se ainda, como programação paralela, no Auditório da Casa do Povo de Valongo do Vouga e, de novo na Tenda, para 300 alunos das duas escolas secundárias da cidade de Águeda, numa manhã muito especial de sedução ao público orelhudo mais jovem. Outra grande noite orelhuda foi a de segunda-feira, com os brasileiros Tangos & Tragédias. A tenda apinhada de público não resistiu à provocadora musicomédia deste duo brasileiro, cuja vinda ao Festival se protelava há anos. Na quarta, os infalíveis Yllana apresentaram o hilariante espectáculo de percussão e tecnologia “Sensormen”. Na quinta, Quique Péon deu razão à aposta na dança no Gesto Orelhudo, com Ovay, um espectáculo para os sentidos. Por fim, o belga Elliot fechou com chave d’ouro, com a sua brilhante comédia visual em “Rock Comedy Show”. A noite prosseguiu em festa com a Farra Fanfarra, abrindo as hostilidades do OuTonalidades em Águeda (mais concertos no Espaço d’Orfeu nos próximos 15, 22 e 29 Outubro).

O 9º Festival “O Gesto Orelhudo” foi uma iniciativa d’Orfeu em co-produção com a Câmara Municipal de Águeda, com o apoio do Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes, além de inúmeras parcerias e apoios locais, regionais, nacionais e internacionais. A próxima edição do festival, a décima, terá lugar de 4 a 8 de Outubro de 2011.