A EMtrad’ - Escola de Música Tradicional centra em Águeda a oferta formativa que promove localmente o ensino de instrumentos tradicionais. Com resposta abrangente, procuram a EMtrad’ alunos de todas as idades para formação – com a concertina em primeiro plano -, garantindo o compromisso pedagógico de iniciação para jovens músicos da cidade e do concelho, num modelo de ensino regular que vinga desde que existe a d’Orfeu.
A par da forte presença da concertina na oferta formativa da Escola de Música Tradicional, são ainda aposta a viola braguesa e a rabeca, entre os outros cordofones tradicionais como o cavaquinho ou o bandolim. Novidade recente é o ensino de gaita de foles, estando disponíveis tanto a iniciação como o nível avançado.
Ganha também necessariamente impulso a formação de instrumentos tradicionais dirigida para os Grupos Folclóricos (à imagem do que acontece com a oferta formativa dos Conservatórios junto das Bandas Filarmónicas), seja para a formação regular de jovens músicos, seja a realização de ateliers com as tocatas, acção que a d’Orfeu tem desenvolvido em inúmeros concelhos da região centro.
O ensino da música tradicional na d’Orfeu continua, através dos seus resultados, a comprovar os méritos de uma acção pedagógica virada para a vivência prática da música e para os processos dinâmicos de reinvenção do património musical tradicional, num contexto nacional de total ausência desta matéria nos programas pedagógicos oficiais, que a d’Orfeu pretende combater com a implantação da EMtrad’.