Anda pelo país o modelo itinerante do Seminário para o Associativismo Cultural!


Depois de Lagoa (Algarve), a formação chega ao Município da Guarda a 29 de abril.

A d’Orfeu AC, em parceria com o Município de Lagoa (Algarve), realizou a sua quinta sessão itinerante do “Seminário para o Associativismo Cultural”, no último 25 de março, no Convento de São José, naquela localidade algarvia. Dia 29 de abril é a vez do Município da Guarda acolher este Seminário.

No dia 25 de março, 32 dirigentes e membros de associações do Município de Lagoa usufruíram de uma experiência coletiva de formação, que lhes conferiu oportunidades únicas para desenvolver as suas competências no contexto associativo, ao mesmo tempo que puderam esclarecer dúvidas e melhorar práticas já implementadas nas suas organizações.

Este Seminário para o Associativismo Cultural baseia-se, em boa medida, na partilha da experiência associativa e cultural acumulada pela d’Orfeu AC e é realizado, de forma intensiva em cada Município que o acolhe, ao longo de um dia inteiro, desdobrando-se em quatro workshops temáticos simultâneos - cada um com a duração de 6 horas - e um Debate final coletivo.

Dirigido a membros de Associações de cariz cultural, este seminário tem em vista uma formação transversal. Os workshops são simultâneos e procuram incentivar a participação de vários elementos de cada Associação, sejam dirigentes ou sócios. Os quatro workshops são dinamizados por especialistas da área cultural e associativa, do universo de parcerias da d'Orfeu, pretendendo dotar as Associações participantes de formação qualificada e ferramentas de trabalho para as suas atividades.

Em 2015, o modelo itinerante passou por Santa Maria da Feira, Albergaria-a-Velha, Estarreja e Ovar. Em 2016, foi a vez de Águeda receber, durante quatro dias, o VI Seminário para o Associativismo. Este ano, depois de Lagoa, o formação segue para o Município da Guarda, a 29 de abril. 

Estão já em marcação novas sessões para o ano 2017, noutros Municípios, estimando-se atingir várias centenas de representantes associativos de todo o país com este modelo itinerante do Seminário para o Associativismo Cultural.