Spot vídeo da 7º edição

Libreto digital “O Gesto Orelhudo”

O público já anseia pela 7ª edição do Festival ‘O Gesto Orelhudo’, que se realiza de 3 a 10 de Outubro em Águeda! Este certame de referência dedicado à musicomédia internacional, apresenta a sua mais planetária edição de sempre, com grupos e artistas da Alemanha, Itália, França, Espanha, Portugal, Cuba, Equador, Argentina e Austrália.

Vários espectáculos premiados internacionalmente fazem parte do cartaz desta 7ª edição do festival “O Gesto Orelhudo”, insólito e extravagante evento que o país já assumiu na sua agenda cultural e que é fértil em descobertas e estreias em Portugal. Este ano, há a animação de rua dos alemães Pas Par Tout, as músicas de circo dos catalães Dúmbala Canalla, a comicidade musical inigualável dos italianos Microband, o virote fanfarrão dos lisboetas O Menino é Lindo, o flamenco cómico dos latino-americanos Lost Locos, a saudável loucura do tangueiro argentino Daniel Melingo, a música explosiva e entusiasmante dos franceses Vaguement la Jungle, a estreia europeia do fabuloso humorista e malabarista australiano Joel Salom, o palco cheio no concerto de Toques do Caramulo & Galandum Galundaina e a descarga de energia dançante dos galegos A Tuna Rastafari.

O Festival "O Gesto Orelhudo", uma das mais ousadas propostas da d’Orfeu ao país cultural, apresenta a cada edição uma programação internacional recheada do que de melhor se produz, no nosso planeta, em termos de fusão músico-teatral. À música e ao teatro junta-se o novo circo, numa programação transdisciplinar que exulta o burlesco e o humor. O festival instituiu há muito a figura do "musicómico", conceito de artista que vive este cruzamento de fusões, da música com o teatro e de ambas com o humor.

O festival decorre diariamente na habitual Tenda do Espaço d’Orfeu embora o concerto de encerramento tenha lugar no Cine-Teatro São Pedro, sempre na cidade de Águeda. O festival contemplará ainda programação paralela nas ruas e escolas secundárias da cidade, com os alemães Pas Par Tout.

O festival encontra nas parcerias de programação uma alavanca para a grande expressão do seu cartaz, garantindo extensões pelo país de alguns dos espectáculos internacionais, nesta edição em colaboração directa com o Cine-Teatro de Estarreja, o Festival de Teatro Cómico da Maia / Teatro Art’Imagem, o Festival Y / Quarta Parede / Teatro Municipal da Guarda, o ciclo LAAConcerto e o Teatro Virgínia (Torres Novas).

Após uma programação diária, no final da última noite o festival passa o testemunho a outro evento d’Orfeu, o 12º OuTonalidades http://www.myspace.com/outonalidades08, circuito em rede que, a partir de Águeda, terá lugar até Dezembro por todo o país e na Galiza, numa agenda de música ao vivo com quase 60 concertos em 11 semanas. A Tuna Rastafari, da Galiza, vem a Águeda fechar em festa O Gesto Orelhudo e abrir precisamente o OuTonalidades, na sua primeira edição luso-galaica.


NOVIDADES PARA O ESPECTADOR

Nesta edição, o festival introduz dois serviços à disposição do espectador, pensados para a sua comodidade. Durante os espectáculos para maiores de 6 anos – Microband, Melingo e Gadgets -, haverá um serviço gratuito de Babysitting a funcionar na d’Orfeu, mediante inscrição prévia. Os pais podem, assim, deixar os bebés e crianças até àquela idade ao cuidado de monitores, enquanto assistem aos espectáculos, vivendo na plenitude o festival. No âmbito das inovações tecnológicas, no Espaço d’Orfeu será disponibilizada, via Bluetooth, uma aplicação dinâmica que os espectadores poderão descarregar gratuitamente no seu telemóvel, com todos os conteúdos sobre o festival: programação completa, apresentações de todos os espectáculos, dados sobre bilhetes/pontos de venda e outras informações úteis sobre esta 7ª edição. Um festival mais próximo de todos!

Os bilhetes para o festival, de custo simbólico como sempre, podem ser adquiridos nas noites dos espectáculos por 4 Euros (ao fim-de-semana, dois espectáculos por noite) ou por 3 Euros (à semana, um espectáculo por noite). Mas o público tem ainda a opção do Passe Orelhudo (válido para todo o festival) por apenas 12 Euros, disponíveis desde já em pontos de venda por toda a região (Águeda, Aveiro, Branca, Estarreja, Mealhada, Tondela, Porto, Coimbra), cuja lista actualizada pode ser consultada no sítio www.dorfeu.com e no blogue dorfeu.blogspot.com da d’Orfeu Associação Cultural. Os portadores de cartão d’Orfeu, cuja adesão pode ser feita durante o próprio festival, têm desconto habitual de 50% em qualquer dos bilhetes.

A 7ª edição do Festival “O Gesto Orelhudo” é uma co-produção da d’Orfeu Associação Cultural e da Câmara Municipal de Águeda, com os apoios oficiais do Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes, Instituto Português da Juventude, Junta de Freguesia de Águeda, INATEL Aveiro e Governo Civil do Distrito de Aveiro, para além de uma imensa série de apoios locais, regionais e nacionais, para um festival que é uma referência temática no país e um dos grandes veículos de projecção cultural exterior da cidade de Águeda.