Aulas de Músicas Tradicionais retomam na d’Orfeu
A formação em Músicas Tradicionais na d’Orfeu retoma neste mês de Setembro. O corpo de formadores acolhe novas mais-valias, para além da presença de Artur Fernandes, agora como responsável pedagógico permanente.
A par do forte impulso da concertina, resultante de um percurso desde 1995 na associação, neste ano de 2002 reforçado com a realização da “Cimeira do Fole”, a oferta formativa da d’Orfeu contempla ainda os cordofones populares (viola braguesa, bandolim, cavaquinho e a rabeca), flauta transversal, piano, guitarra, baixo e contrabaixo de cordas. Também a formação em gaita de foles, a funcionar em regime pontual, terá neste trimestre uma segunda fase, depois do arranque em Julho passado.
O Curso “Tocata” na d’Orfeu valoriza as músicas tradicionais num quadro de complementariedade entre os diversos géneros musicais e assumindo a convivência, neste tipo de formação, de instrumentos tradicionais com outros convencionalmente não tradicionais. A d’Orfeu garante, com o Curso Tocata, o compromisso pedagógico de que não deve nunca abdicar, enquanto estrutura potenciadora de hábitos artísticos e culturais em Águeda.

Gentes da d’Orfeu abalaram à Catalunha

Gentes da d’Orfeu abalaram à Catalunha desde o dia 5 de Setembro onde, primeiro, devoraram alguma da imensa programação da Feira de Teatro de Tárrega - uma mostra consagrada de teatro internacional a que assistimos pela segunda vez, agora em comitiva alargada - e, depois, em Lleida, até 14 de Setembro no II Encontro Europeu “Jovens para a Dignidade”, entre grupos de organizações juvenis da Roménia, Inglaterra, Alemanha, Espanha, numa acção promovida por uma organização social catalã, a Prosec, ligada à inserção social de jovens desfavorecidos. Esta participação visa promover o contacto de associações juvenis de diferentes quadrantes, cuja actividade contemple uma função social.

Andamento em Andamento
A 20 de Setembro, no Cine-Teatro São Pedro, o colectivo poético-musical “Andamento” da d’Orfeu, com a colaboração da Escola Secundária Marques de Castilho, participa no espectáculo comemorativo dos 25 anos da Cerciag, no Cine-Teatro São Pedro, a convite daquela instituição, com a qual temos cruzados solidários caminhos.
No dia seguinte, 21 de Setembro, a convite da ABARCA, o colectivo Andamento apresenta, na abertura da Exposição sobre a 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, uma intervenção poético-teatral dedicada aos dois heróis que “viajaram por ares nunca dantes navegados”.

Outono sempre a eventar

À bica para sair na próxima estação cultural, estão dois eventos da d’Orfeu: o Festival O Gesto Orelhudo - numa inédita edição de Outono - e o inevitável OuTonalidades.
O Gesto Orelhudo, que se assume novamente anual, apresentará nesta 3º edição, uma programação internacional ligada ao humor músico-teatral, com uma programação que se promote explosiva! Decorrerá de 11 a 18 de Outubro (há que apontar na agenda) e terá residência no Auditório de Recardães, numa opção de descentralização com respostas logísticas cabais à maturidade deste festival de fusão. Foi assumida a realização desta edição d’ O Gesto Orelhudo no Outono, privilegiando a programação de sala, daquele que foi um evento com características estivais de ar livre nas duas primeiras edições, em 1999 e 2001.
Já o OuTonalidades regressa para a sua 6ª edição, vindo multiplicar a festa que se repete anualmente nos bares do concelho de Águeda, com uma programação imensa de animações e música ao vivo até que se finde o Outono.