Formulário Acreditação de Programadores
Formulário Inscrição Workshops + Clínica da Performance


O Congresso de Bastidores é um evento dirigido a profissionais e estudantes da área da cultura, que junta um universo de criativos ligados às Palavras, Palcos, Ofícios e Negócios. Terá lugar no CAA - Centro de Artes de Águeda, com vários Workshops, Networking e Showcases do OuTonalidades - circuito português de música ao vivo. O evento tem a cobertura da Antena 3, com a presença da radialista Marta Rocha.

Showcases OuTonalidades (Auditório + Café-concerto)

Sexta-feira, 21h30 - 00h40

Amarela

Manel Ferreira

Sara Cruz

Carlos Raposo

Mister Pollen

Sábado, 18h30 - 00h00

Angélica Salvi

Esteves

Falso Nove

Gongori

Bela Noia

Jam Session (a partir da meia-noite)

Workshops

Sexta, 22 março, 10h00-13h00
Descomplicar a candidatura ao Europa Criativa
workshop de candidaturas a fundos europeus com Sara Machado

Como obter financiamento para um projeto cultural e artístico? Esta pergunta não pode ser o “o elefante da sala”. Este workshop vai mapear as principais linhas de financiamento no âmbito europeu e fornecer dicas práticas sobre como redigir uma candidatura ao programa Europa Criativa.

Sara Machado (gestora cultural) | Nota bio:
Licenciada em Ciência da Informação pela UPorto e com mestrado em Gestão Cultural na Universidade Carlos III de Madrid. O seu percurso profissional tem vindo a ser construído em diferentes organizações e países: Ministério da Cultura [ES], European Cultural Foundation [NL], entre outras. Atualmente é responsável pela Vertente Cultura e News Media no Centro de Informação Europa Criativa, estrutura que representa em Portugal o programa da União Europeia de apoio exclusivo aos setores cultural e criativo.

Sexta, 22 março, 10h00-13h00 / 14h30-19h30
Vamos tratar o palco por tu
workshop de teatro com Ricardo Neves-Neves
M/16

O ator não é um mero intérprete, mas um artista com autonomia criativa. Com o ator e encenador Ricardo Neves-Neves vamos trabalhar a criação de cenas, a partir de jogos e exercícios de estímulo à criatividade, imagens, músicas ou textos.

Ricardo Neves-Neves (ator e encenador) | Nota bio:
Licenciado em Teatro-Atores pela ESTC e Especialista em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras de Lisboa. Participa no Obrador d’Estíu-Dramaturgia (Barcelona), orientado por Simon Stephens. Diretor artístico do Teatro do Eléctrico, onde escreve e encena. Encenou obras de Sophia de Mello Breyner, William Shakespeare, entre outros. Autor e co-encenador de Floating Island, uma co-produção Théâtre de la Ville (Paris, França) e Taipei Arts Festival (Taipei, Taiwan).

Sábado, 23 março, 10h00-13h00
Escrever canções tem o seu Tê
workshop de escrita de canções com Carlos Tê

A canção existe para ser cantada fora de nós, no palco, no chuveiro, à volta da fogueira, mas antes temos que a cantar dentro de nós. Não sabemos o que nasceu primeiro, se o canto ou a palavra, mas o que interessa é que ambos formaram uma aliança poderosa ao longo do tempo. É do lugar da palavra na canção que falaremos, com Carlos Tê.

Carlos Tê (letrista e compositor) | Nota bio:
Escritor portuense licenciado em Filosofia na UP. Tem repartido o seu trabalho entre poesia (livros Penso Sujo e Cimo da Vila; revistas Avatar, Quebra-Noz e Pé-de-Cabra), crónica (jornais Público, Expresso e O Jogo); romance (O Voo Melancólico do Melro), teatro (Três Peças em Volta de Canções e um Monólogo sobre Futebol), e canção. Como compositor, participou em discos de Rui Veloso, Jafumega, Clã, Cabeças no Ar, Canto Nono com José Mário Branco, Jorge Palma. E, como guionista, em Estrada Branca, de Monica Salmaso e José Pedro Gil.

Sábado, 23 março, 10h00-13h00
A minha música dava um videoclip
workshop de produção de videoclips com Vasco Mendes

O realizador Vasco Mendes vai abordar as diferentes fases da elaboração de um videoclipe: pré-produção, produção e pós-produção. Vamos analisar alguns trabalhos, filmar-se-á uma pequena sequência e, posteriormente, as imagens serão editadas.

Vasco Mendes (realizador) | Nota bio:
O seu trabalho cruza música, ritmo, arquitetura e cinema. Já criou dezenas de videoclipes para bandas portuguesas como Clã, Capicua, White Haus, entre muitas outras. Produz também documentários, acompanhando projetos de criação de álbuns e orquestras, sempre com a música como elemento unificador das pessoas. O seu trabalho já o levou a filmar em diferentes países como Alemanha, Polónia, Malta, Hong Kong, EUA, China e Reino Unido.

NOTA: os participantes deverão fazer-se acompanhar pelo material que utilizam para fazer captação de vídeo (máquina fotográfica, telemóvel, etc.)

"Clínica da Performance"

Sexta, 15h00-19h30

No Congresso de Bastidores queremos também cuidar da saúde dos profissionais das artes. A "Clínica da Performance" é um serviço inovador cujo objetivo é oferecer aos participantes, individualmente, um espaço de escuta e orientação nas especialidades de fisioterapia/ergonomia e psicologia.

Flora Vezzá (Fisioterapeuta) e Natália Mendes (Psicóloga Clínica), vão instalar-se no CAA – Centro de Artes de Águeda e, durante toda a tarde de sexta-feira (22 de março), os profissionais e estudantes das artes que previamente se inscreverem na "Clínica da Performance" terão acesso a uma sessão individual de orientação, na(s) especialidade(s) que mais necessitam.

Fisioterapia / Ergonomia
Este serviço orienta o profissional/estudante em questões ligadas ao corpo e à prática na performance. Na entrevista, descreve as características do que faz e dificuldades ou queixas associadas a seu desempenho, para que seja possível compreender como é que as posturas e movimentos, o ambiente (instrumentos, mobiliário, acessórios, espaços) e as rotinas de estudo e/ou trabalho contribuem para as suas dificuldades. O autoconhecimento e a consciência das relações entre ambiente, corpo e performance são fundamentais para que o profissional/estudante inicie um percurso de saúde e desempenho ótimos, agindo conscientemente sobre os elementos de sua rotina e estilo de vida.

Psicologia
O contributo da Psicologia para a Performance Artística centra-se na forma como os indivíduos pensam, sentem e se comportam para obterem um desempenho otimizado, fluido e saudável. A Psicologia da Performance Artística aborda simultaneamente o processo envolvido na aquisição de competências e conhecimento, e a execução dessas competências durante o desempenho. O atendimento tem por objetivo realizar um breve diagnóstico que promova a autoconsciência e a sistematização das dificuldades e a definição de breves orientações que contribuam para a promoção da saúde mental, relacionadas com um estilo de vida saudável, adaptado às especificidades do desempenho artístico: tour, horários, sono, períodos intensos de trabalho, etc.

Flora Vezzá (Fisioterapeuta)

Flora Maria Gomide Vezzá estudou música durante muitos anos, num curso de composição e direção musical. No entanto, deixou a música para estudar fisioterapia, tornando-se uma espécie de luthier, a conhecer os corpos e a música de que são capazes. Os seus pacientes mostraram-lhe que o trabalho está intimamente envolvido com suas dores e problemas, o que a levou à ergonomia – um caminho para conhecer o trabalho. Estudou na USP - Universidade de São Paulo e no CNAM – Conservatoire des Arts et Métiers, em Paris, e fez o mestrado em Engenharia de Produção, na Escola Politécnica da USP. No doutoramento em saúde pública, investigou a formação de instrumentistas de cordas orquestrais para compreender como a saúde pode ser promovida durante o período de ensino. Trabalhou em São Paulo, Paris e Londres. Desde 2008 trabalha com músicos e outros performers, aliando a ergonomia à avaliação e às práticas de saúde. Em 2021 mudou-se para Portugal, onde se tem dedicado exclusivamente a estes profissionais na realização de duetos, concertos e improvisações.

Natália Mendes (Psicóloga Clínica)

Psicóloga Clínica da Saúde. Experiência profissional em cuidados de saúde primários e hospitalares, em setor público e privado, em contexto nacional e internacional. Licenciada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Estágio Académico na Unidade de Oncologia do Hospital de São João. Estágio Profissional no Departamento de Psiquiatria do St. Thomas Hospital em Londres em parceria com o King’s College London, onde participou em projetos de investigação e intervenção em Menopausa. Membro fundador da Associação Portuguesa de Menopausa -VIDA’s. Experiência clínica em: Gestão de Dor; Ansiedade: ansiedade de desempenho / medo do palco, ataques de pânico, ansiedade generalizada, ansiedade social e quadros obsessivo-compulsivos; Perturbações do Comportamento Alimentar e Obesidade; Doenças inflamatórias do intestino; Sono – apoio comportamental à gestão de perturbações do sono e otimização do mesmo; Otimização da performance – apoio à melhoria da performance através do treino de competências mentais, gestão do estilo de vida e do apoio psicológico articulado com especialidades médicas a quadros específicos de patologia associadas à performance artística. Atualmente exerce a sua prática clínica no Instituto CUF Porto, Clínica CUF São João da Madeira, Clínica de Cardiologia Dr. Paulo Dias e Clínica Movement Saúde Integral, disponibilizando acompanhamento presencial e online.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição abaixo e, posteriormente, responder a um questionário, que permitirá um levantamento inicial das questões, para que a "Clínica da Performance" possa planear o melhor atendimento possível.

Conversa de Bastidores

Sábado, 15h00-17h30 @ Sala-estúdio

LUCA ARGEL // PALCOS

Cantautor luso-brasileiro, radicado há mais de 10 anos em Portugal. Além do seu trabalho autoral, é vocalista e compositor dos grupos Samba Sem Fronteiras e Orquestra Bamba Social. Colabora regularmente com artistas portugueses como Ana Deus, A Garota Não, Keso, entre outros. Os álbuns “Samba de Guerrilha" e "Sabina", são resultados de uma pesquisa continuada sobre história, política e as suas relações com a música popular.

SANDRA FARIA // NEGÓCIOS

Imaginar, construir, fazer acontecer são características tão profundas em Sandra Faria que não será exagerado dizer que a sua essência respira espetáculo. Começou a fazer ballet aos 5 anos. A paixão pelos bastidores fez com que tirasse o curso de Gestão e Produção de espetáculos do IFICT. Depois de alguns anos como diretora de produção da UAU, tornou-se sócia da empresa, onde dirigiu mais de uma centena de projetos. Em 2015 fundou a Força de Produção.

MIGUEL CARRETAS // OFÍCIOS

Licenciado em Direito, Diretor Geral da AUDIOGEST. É membro do Comité de Direitos da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) e da Direção da MAPINET (Associação contra a pirataria na internet), membro da Direção da AGECOP, Vice-Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Secção Portuguesa da ICC - International Chamber of Commerce, membro da Direção Editorial da Revista Propriedades Intelectuais, e membro da Direção da Why Portugal.

CARLOS TÊ // PALAVRAS

Escritor portuense licenciado em Filosofia na UP. Tem repartido o seu trabalho entre poesia (livros Penso Sujo e Cimo da Vila; revistas Avatar, Quebra-Noz e Pé-de-Cabra), crónica (jornais Público, Expresso e O Jogo); romance (O Voo Melancólico do Melro), teatro (Três Peças em Volta de Canções e um Monólogo sobre Futebol), e canção. Como compositor, participou em discos de Rui Veloso, Jafumega, Clã, Cabeças no Ar, Canto Nono com José Mário Branco, Jorge Palma. E, como guionista, em Estrada Branca, de Monica Salmaso e José Pedro Gil.

Informações:

Atividades de entrada livre*:

  • Showcases OuTonalidades

  • Conversa de Bastidores

  • Sessão de Encerramento

  • Coffee break

  • Jam Session

*sujeita à lotação do espaço.

Atividades sujeitas a inscrição:

Até ao dia 1 de março:
Workshop Negócios (Sara Machado) – gratuito
Workshop Palcos (Ricardo Neves-Neves) – 25€
Workshop Ofícios (Vasco Mendes) – 15€
Workshop Palavras (Carlos Tê) – 15€
Sessão "Clínica da Performance" – 15€/área

A partir do dia 1 de março:
Workshop Negócios (Sara Machado) – gratuito
Workshop Palcos (Ricardo Neves-Neves) – 35€
Workshop Ofícios (Vasco Mendes) – 25€
Workshop Palavras (Carlos Tê) – 25€
Sessão "Clínica da Performance" – 25€/área

- Desconto 20% para Cartão d’Orfeu e estudantes.
- Gratuito para músicos/as com inscrição completa no OuTonalidades 2024/2025, sujeito a lotação.
- Gratuito para acompanhantes de pessoas com necessidades específicas.

Vagas limitadas.
Inscrições através do formulário abaixo.

Formulário de Inscrição