Inscrições já a decorrer
Workshop de Bossa Nova na d’Orfeu!
com o guitarrista brasileiro Alexsander Duarte
A d'Formação, plataforma formativa da d'Orfeu, organiza o Workshop de Bossa Nova para Guitarra, orientado pelo músico Alexsander Duarte, que decorrerá no dia 11 de Abril, em horário intensivo das 14h30 às 18h30. Dirigido a todos os interessados, desde principiantes até mais experientes guitarristas, as inscrições estão abertas até ao dia 7 de Abril.

O objectivo do Workshop de Bossa Nova para Guitarra é trabalhar conceitos básicos da linguagem técnica e estética da Bossa Nova aplicada à guitarra. Neste workshop, serão abordados temas como harmonia, condução melódica (encadeamento de dissonâncias) e condução rítmica. A estrutura do workshop consiste numa componente expositiva (de carácter teórico/histórico) e outra prática em que, para além da Bossa Nova, será também abordada a linguagem do Samba na guitarra.

Com um número total de 4 horas de formação, a inscrição tem o valor de 25€ (20€ Cartão d'Orfeu), devendo ser formalizada até ao dia 7 de Abril. Para mais informações e inscrições, contactar pelo email dformacao@dorfeu.pt, no sítio www.dorfeu.pt/dformacao, pelos telefones 234 603 164 / 934 623 775 ou presencialmente na d’Orfeu, no horário habitual de atendimento 9h30-12h30 e 14h00-18h30.

Alexsander Jorge Duarte | notas biográficas
Doutorado em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (2013) e graduado em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP. É membro pesquisador do INET-MD – Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança - Pólo Aveiro. Os estudos de acustemologia e paisagem sonora associados à música e identidade constituem alguns dos seus interesses de investigação. Possui experiência pedagógica, tendo sido professor em vários Conservatórios, com ênfase no ensino de Flauta Transversal, Formação Musical e regência de Banda de Sopros e Coral. Como artista, Alex Duarte, actua como compositor, instrumentista (flautas e guitarra) e cantor. Desenvolveu trabalho à volta do universo da “música raiz”, música popular brasileira e música experimental. A sua actividade internacional abrange países da América do Sul, Europa e EUA. Além de actuar como solista em projectos próprios, também colabora com outros projectos como “Toques do Caramulo”, com apresentações em festivais e participação em concertos em diversos países da Europa.