Sáb 3 Abril 2010, 22h00
Concerto “RTBasson”
electrónica em tempo real com fagote
por Ricardo Lameiro
+
15, 16, 17 Abril 2010
por Ricardo Lameiro e Jorge Casaínho
Workshop de PureData e Arduino



O entusiasmo pelas tecnologias ao serviço da arte começou, em 2009, com o 1º workshop de PureData na d’Orfeu.
© foto Rui Oliveira

A d’Orfeu continua a estimular o cruzamento da Artes com a Tecnologia. No próximo sábado 3 Abril, pelas 22 horas, tem lugar um concerto de fagote com electrónica em tempo real, pelo músico Ricardo Lameiro, no Espaço d’Orfeu. A performance, além de aberta ao público, será simultaneamente o trabalho técnico de encerramento do Curso de Som e Produção, que vem decorrendo neste mês de Março com 25 participantes. Depois, de 15 a 17 de Abril, terá lugar um Workshop de PureData e Arduino, cujas inscrições estão já abertas.

A evolução tecnológica dos últimos tempos tem levado à simplificação de determinados processos electrónicos. O Arduino é talvez o exemplo mais emblemático do trabalho colaborativo a nível mundial para criar uma plataforma simples e barata para ser utilizada por pessoas que não necessitam de estudar engenharia para poder usar micro-controladores. O Puredata (Pd) é um ambiente de programação gráfico que permite controlar som, vídeo e imagem, através de uma linguagem gráfica, similar ao “patching” usado nos sintetizadores, sendo mais intuitiva do que a maioria das linguagens de programação de texto.

O Workshop decorrerá em Águeda de 15 a 17 de Abril terá como objectivo dar a conhecer e demonstrar algumas das capacidades da plataforma Arduino, usando-a em conjunto com o PureData. Criar ligações do mundo físico com o mundo virtual é fácil se usarmos estas duas ferramentas. Por exemplo, aumentar o volume de um determinado som pode ser feito de forma física controlando o software do computador, assim como controlar a intensidade de uma lâmpada pode ser feito no computador e controlado pelo Arduino. Estes dois exemplos, embora bastante simples, demonstram a capacidade de interligação entre as plataformas. Eis alguns dos temas a serem abordados: ligações sem fios, uso do Protocolo DMX (iluminação profissional), protocolo MIDI, superfícies de controlo (Sensores vários) e noções de utilização do Pd aka PureData.

O workshop destina-se a todos os interessados em electrónica e multimédia, a profissionais do espectáculo, músicos, técnicos, actores, artistas gráficos e multimédia e todos os que nutrem curiosidade por estas tecnologias. Para o Workshop é necessário um computador portátil e, de preferência, possuír um Arduino. A todos os inscritos será oferecido um pequeno kit de componentes electrónicos que serão usados durante o workshop. Esta iniciativa da d’Orfeu tem o apoio da InMotion www.inmotion.pt.

Para inscrições ou mais informações, contactar a d’Orfeu através do endereço formacao@dorfeu.pt ou pelo telefone 234603164.


http://www.dorfeu.pt/