Instituições do concelho juntam-se à d’Orfeu para parceria comunitária com crianças e jovens
Nasce novo projecto artístico de inclusão social: opÁ! - orquestra percussiva de Águeda

A d'Orfeu lançou a vários parceiros a ideia de um novo projecto comunitário e inter-associativo, a "opÁ! - orquestra percussiva de Águeda", com a criação de um colectivo de percussão para jovens e crianças do concelho, com um cariz de intervenção social. Da ideia à prática, já está no terreno a intervenção formativa que resulta do protocolo com a Bela Vista, o Instituto Duarte Lemos e o Núcleo de Águeda da Cruz Vermelha. Mas também podem participar jovens a título individual. A opÁ vai marcar o ritmo de Águeda!

Em actividade desde Outubro, o projecto envolve actualmente mais de 50 formandos em sessões semanais e encontra-se já em fase de construção de instrumentos, a partir de materiais reciclados ou restaurados, com o objectivo de reforçar a consciência ecológica. Desta forma, os jovens vão ter a oportunidade de explorar as suas capacidades rítmicas em instrumentos construídos com as suas próprias mãos. O reportório a ser trabalhado baseia-se no património imaterial do cancioneiro do concelho, identitário da cultural local, mas com uma abordagem mais actual, com expressões rítmicas contemporâneas, culminando num espectáculo no Verão, no AgitÁgueda 2014. É um projecto performativo de rua adaptável a palco, onde predominarão os ritmos e melodias dos instrumentos construídos por todos, as cores dos figurinos desenhados especificamente para a opÁ!, as coreografias festivas que contagiem públicos, juntando alguns figurinos de grande escala que completam o espectáculo.

Envolver a comunidade, estimular a participação juvenil nas mais diversas actividades culturais, sensibilizar os jovens para o associativismo, música, cultura e sustentabilidade são os objectivos deste projecto. Ao proporcionar-se novas oportunidades e experiências, pretende-se estimular a educação artística da comunidade jovem, tendo como especial atenção a inclusão de jovens de todos os extractos sociais através de uma vivência cultural. Assim, a opÁ! surge como um prolongamento da vocação pedagógica da d’Orfeu e de formação de públicos para as artes, como um complemento às políticas culturais locais, com o apoio da Câmara Municipal de Águeda, Junta de Freguesia de Águeda, DGArtes e Mecenas da d'Orfeu.

Todos os interessados que queiram participar na opÁ! a título individual, preferencialmente dos 15 aos 20 anos, poderão fazê-lo nas sessões abertas, às quintas-feiras pelas 17h30, no Edifício-Sede da Junta de Freguesia de Águeda. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail orquestra@dorfeu.pt, no sítio https://www.facebook.com/dformacao, pelos telefones 234603164 / 934623775 ou presencialmente na d’Orfeu, no horário habitual de atendimento 9h30-12h30 e 14h00-18h30.

opÁ! - orquestra percussiva de Águeda
https://www.facebook.com/dformacao
orquestra@dorfeu.pt

parceiros
Bela Vista
Instituto Duarte Lemos
Núcleo de Águeda da Cruz Vermelha

apoios oficiais
Câmara Municipal de Águeda
Junta de Freguesia de Águeda
Direcção-Geral das Artes

equipa opÁ!
direcção pedagógica: Ricardo Falcão
secretariado: João Balreira
coordenação: Léa López