próximo domingo 22 Junho, 14h30-19h00
no Solstício de Orfeu

TamborilandoBelíssimo teatro de pequenos objectos, dedicado às tradições rurais e aos tocadores de flauta de tamborileiro. O pequeno espectador vai entrar dentro da serra e entregar os sentidos à terra, ao vento, à chuva e à neve. Brinquedos tradicionais, caixas, malas, bonecos, coisas da China, água, terra, folhas, uma árvore, lanternas, instrumentos e, no centro de tudo... música, uma flauta com três buracos, um tambor e um guardador de rebanhos. Para pais e crianças até aos 6 anos.

Alexandre Pring & João Gentil
João Gentil é um virtuoso acordeonista. Alexandre Pring é um hábil marionetista. Já Marieta é o nome da marioneta-dançarina de tamanho natural, que ‘dança’ com o próprio Alexandre Pring. A boneca Marieta dança qualquer tipo de música, em alguns casos escolhidas pelo próprio público, como uma salsa, um tango ou um samba. Com charme e ternura, Marieta dança, brinca e interage com a plateia, atraindo a atenção de adultos e crianças. O Solstício de Orfeu juntou o par Marieta x Pring com o acordeonista-orquestra: João Gentil toca para ambos dançarem. O público vai achar um piadão.

Do Fundo do Baú - oficina didáctica de gaita-de-fole para crianças
Do fundo do baú surgem antiguidades, coisas fora de moda... Do fundo do baú renascem sons das gaitas-de-fole de ontem e de hoje, de sempre. Partir à descoberta destes instrumentos musicais antigos, mas actuais, é a proposta desta oficina musical: um momento de interactividade onde as crianças são envolvidas por sonoridades surpreendentes. O que é uma Gaita-de-fole? Quem a inventou e porquê? Como funciona e como se toca? Gaitas-de-fole em todo o mundo? Vamos conhecê-las, situá-las no mapa e tocá-las!

Coro Infantil EMtrad’
Formado muito recentemente – esta será apenas a segunda aparição em público – o Coro Infantil EMtrad’, orientado por Stanislava Pavlov, surgiu como um espaço onde se pode experimentar, partilhar e brincar com a voz, explorando as suas potencialidades através de canções tradicionais infantis, sejam locais, nacionais ou até do mundo. Esta actuação é, simultaneamente, um convite à participação de pequenas novas vozes neste novo projecto da EMtrad’ - Escola de Música Tradicional.

Bando dos Gambozinhos
O Bando dos Gambozinos é um coro infantil com uma invejável carreira artística de várias gerações de crianças, sempre pela mão da compositora e pedagoga Suzana Ralha, e duas mãos cheias de discos editados, o último dos quais vêm apresentar a Águeda. Um grande projecto de educação pela arte, que se apresenta na tardada do Solstício com uma formação de dezenas de pequenos cantores acompanhados por orquestra.

Atelier de danças para crianças
Este atelier será um momento para pais e filhos se divertirem em conjunto a aprender os passos das danças tradicionais. Com música ao vivo dos Mosca Tosca, a monitora Lisou Guerbigny vai propor uma leve viagem por várias culturas, através das suas danças, via privilegiada para a aprendizagem e intercâmbio de saberes e costumes entre diferentes gerações. A roda quer-se grande, para dançar na chegada do Verão.

EMtrad’ - Escola de Música Tradicional
A Escola de Música Tradicional, em final de ano lectivo, vai apresentar pelo Espaço d’Orfeu muito do repertório trabalhado nos últimos meses. Dentro da casa, onde o convite é para circular pelas paredes tão musicais da d’Orfeu, ou no exterior, os alunos e formadores não vão largar as concertinas, as guitarras, os violinos, os cavaquinhos. Na tardada do Solstício, a EMtrad’ vai partilhar a alegria de se aprender a tocar um instrumento.

Era Uma Vez Um Gato Maltês Tocava Kazoo Num Grupo de Jazz Português
Neste concerto didáctico de jazz, Raul é um gato azul que nasceu no seio de uma família de gatos músicos de jazz. Toca kazoo e integra a banda os “swingatos”, da qual faz também parte a sua melhor amiga, Felisbela, a gata amarela. Raul e Felisbela guiam o público numa extraordinária viagem à volta da história do jazz. Pelo caminho, o público miúdo e graúdo é convidado a participar nesta festa de música, experimentando reproduzir ritmos swingados ou cantar alguns standards do jazz.