A 24 de Abril a d’Orfeu apresentará em concerto, um formato especial de “Os Cantautores” no Cine-Teatro São Pedro, em Águeda, por ocasião do lançamento do CD do espectáculo, numa noite em que se adivinha memorável a partilha da d’Orfeu com o seu público. O espectáculo inicia pelas 21h45 e terá entrada livre, pela ocasião especial que representa.

Há um ano atrás, a d’Orfeu arrancou com um Ciclo de espectáculos dedicados às obras de três cantautores marcantes da música portuguesa: Sérgio Godinho, José Afonso e Fausto. Hoje, um país percorrido em mais de 30 apresentações em 2001 e uma segunda temporada em plena digressão nacional, a d’Orfeu assinala com um espectáculo especial, a edição discográfica que regista este intenso empreendimento artístico.

Num formato adaptado exclusivamente para esta ocasião, pisarão o palco, para além do elenco de “Os Cantautores”, alguns dos músicos dos espectáculos parciais de há um ano atrás, os alunos d’Orfeu e ainda o colectivo Andamento fazendo a apologia das palavras. É que o mérito destes cantautores reside, já o sabemos, no golpe quase mágico com que mesclam música e poesia. O próprio guião do espectáculo será enriquecido com temas recuperados dos espectáculos parciais e não mais tocados - alguns figurando no disco -, bem como finalmente a justa evocação da obra do cantautor José Mário Branco, igualmente prevista na concepção do Ciclo inicial de espectáculos, mas que por impotência artística da associação, não figurou ao lado de Godinho, Afonso e Fausto no Ciclo “Os Cantautores”.

Assim se explica quão especial será esta apresentação, numa noite que terá ganho lugar na agenda cultural dos aguedenses, depois da memorável experiência do espectáculo “José Afonso” na mesma data de Abril de 2001, no lotado Auditório do CEFAS. Desta vez, o serão terá lugar no Cine-Teatro São Pedro e espera-se que venha a ser um momento cultural evocativo da obra destes cantautores, em toda a dimensão, para o que contribuirá em paralelo, a exposição “Canto de Intervenção”, patente no átrio do Cine-Teatro. Trata-se de uma compilação exemplar, cedida pelo Museu da República e Resistência, dos factos e dos rostos que marcaram o movimento musical de Abril e que a d’Orfeu faz questão de ajudar a assinalar.

Dada a grata ocasião que representa para uma associação de vocação essencialmente musical como a d’Orfeu o lançamento do CD “Os Cantautores”, bem como pela oportunidade da data, o espectáculo será aberto à população, com entradas livres. Esta situação excepcional acontecerá naturalmente pela importância do momento, numa homenagem ao público que, independentemente do custo do bilhete, tem acarinhado as inúmeras e incessantes propostas culturais da associação. Tal facto não prejudica a opção segura da d’Orfeu, enquanto estrutura potenciadora de hábitos culturais em Águeda,sobre as virtudes da prática de bilheteira, na criação, fidelização e educação cultural dos públicos.

“Os Cantautores” em Águeda, acontece entre uma digressão nacional que passará também pela Póvoa do Lanhoso (20 Abril), Palmela (25 Abril), Tavira (26 Abril), Nisa (27 Abril) e Faro (3 Maio).

informações úteis:
- entrada livre | abertura das portas 21h15
- preço do CD “Os Cantautores” (à venda no local): 14 Euros preço normal / 12 Euros Sócios, Amigos e Alunos d’Orfeu