Projeto comunitário de percussão agitou a baixa da cidade.
Espetáculo da opÁ encheu as traseiras da Incubadora!

Neste último domingo, 3 de julho, a opÁ! - orquestra percussiva de Águeda voltou a apresentar-se no Agitágueda, desta vez fora do recinto principal, inventando o seu próprio cenário: as traseiras da Incubadora de Empresas. Um novo palco para um grande projeto artístico-social e comunitário, assistido por uma multidão que acorreu pela Rua de Baixo.

O espetáculo da opÁ envolveu centenas de crianças e jovens, coordenados pela d'Orfeu AC, oriundos de diversas instituições sociais do concelho: Instituto Duarte Lemos, Delegação de Águeda da Cruz Vermelha, Bela Vista – Centro de Educação Integrada, Agrupamento de Escolas de Águeda, Centro Social e Paroquial de Recardães, Cerciag, Agrupamento Escolas de Valongo do Vouga, Fanfarra da Mourisquinha e Secção Cultural da LAAC, com o apoio muito próximo e atento da Câmara Municipal de Águeda e da União de Freguesias de Águeda e Borralha. 

Além dos parceiros, houve ainda espaço para alunos e formadores da EMtrad', Coro Play e alunos do Conservatório de Música da Jobra, entre outros convidados. Aos instrumentos de percussão, construídos a partir de materiais reciclados, juntaram-se vozes, teatro e muita espontaneidade. A opÁ proporcionou a animação das ruas da baixa, levando o público a acompanhar uma viagem rítmica cheia de alegria. 

Estímulo para o caráter inclusivo da Orquestra Percussiva de Águeda têm sido as distinções e reconhecimento recebidos pelo projeto. Na apresentação de domingo foi relembrada a Menção Honrosa do Prémio Acesso Cultura, recentemente atribuída. 

A opÁ distingue-se pelo seu carácter original e versatilidade, tornando-se mais do que uma simples orquestra de percussão, como esteve aos olhos do público deste domingo. O valor humano está intrínseco ao projeto, que assume uma dimensão social, tendo por missão o envolvimento dos jovens em comunidade, sensibilizando-os para o associativismo, a música, a cultura e a sustentabilidade. Águeda retumbou novamente com a opÁ!