foto Léa López | d'Orfeu

Primeira actuação do Coro Infantil EMtrad’


A primeira aparição pública do Coro Infantil EMtrad’, que a maestrina Stanislava Pavlov lançou em Janeiro último, teve lugar na festa da comunidade imigrante ucraniana de Águeda no passado 3 de Maio, no CEFAS.

Num ambiente povoado de tradições da Ucrânia, a alegria das vozes do Coro Infantil EMtrad’ foi a expressão visível do largo envolvimento da d’Orfeu numa manifestação muito querida para a comunidade imigrante.

A postura e o brilho nos olhos dos 9 pequenos que vibraram com a estreia – a Beatriz, a Catarina, a Leonor, a Joana, a Juliana, o Luís, a Sara, a Soraia Alexandra e a Soraia Cristina - valorizaram as canções do património tradicional infantil que vêm sendo ensaiadas, aos sábados à tarde, ao longo dos últimos meses, com a colaboração da pianista Ann Marie Simões, sob a direcção de Stanislava Pavlov.

O Coro aceita continuamente inscrições de novos pequenos cantores, entre os 6 e os 13 anos. Os ensaios realizam-se sempre ao sábado pelas 15h00, na d’Orfeu, sendo as inscrições totalmente livres, e surge como um espaço onde se pode experimentar, partilhar e brincar com a voz, explorando as suas potencialidades através de canções tradicionais infantis, sejam locais, nacionais ou até do mundo. Estão convidadas todas as crianças a participar neste recente projecto da EMtrad’.


Prazo para novas bolsas de estudo da Escola de Música Tradicional


Entretanto, está aberto o prazo para as bolsas EMtrad’ 2008/2009. Os interessados em frequentar as aulas, como bolseiros, na Escola de Música Tradicional a partir de Setembro, devem apresentar a sua manifestação de interesse até ao próximo dia 31 Maio 2008.

Este pacote de Bolsas de Estudo para jovens talentos com dificuldades económicas, destinadas a alunos carenciados de indiscutível mérito ou potencial, permite-lhes frequentarem a sua formação em condições especiais, sendo também social a missão pedagógica da d’Orfeu. A selecção dos candidatos à bolsa será baseada em dois critérios: uma prova de aptidão e potencial musical do aluno candidato e a avaliação da situação económica familiar. A bolsa tanto pode ser atribuída a alunos já inscritos na EMtrad’ como a novos alunos.

Os interessados poderão consultar as normas das Bolsas EMtrad’ no sítio internet da d’Orfeu ou na própria associação. As manifestações de interesse dos candidatos deverão ter lugar até ao próximo dia 31 Maio 2008.