Kepa Junkera, o mago da trikitixa basca, estrela maior do panorama musical actual de planeta, apresenta-se em Águeda a 8 de Fevereiro. O concerto do impressionante músico basco é promovido pela d'Orfeu, por ocasião da abertura da Cimeira do Fole. Kepa é presença de luxo no arranque deste certame dedicado à concertina e que durante 2002 fará passar por Águeda, os maiores nomes ligados ao instrumento, vindos dos quatro cantos do planeta.

Nasceu e vive em Bilbau, mas percorre o Mundo às custas do prodígio dos seus dedos diabolicamente virtuosos. Com a sua trikitixa - nome basco do acordeão diatónico, vulgo concertina em Portugal - Kepa Junkera é uma das maiores referências actuais da world music e tem uma legião de admiradores deixados das suas passagens pelos maiores palcos, inclusive em Portugal. Entre as suas inúmeras parceria com músicos de todo o mundo, são conhecidas também as suas ligações a músicos portugueses como Júlio Pereira (com que Kepa gravou o disco "Lau Eskutara") e Dulce Pontes (que acompanhou em "O Primeiro Canto"9 e em inúmeros concertos).Kepa Junkera ao vivo é uma fonte inesgotável de ritmo e vantagem. À variedade de matizes junta-se o entusiasmo, a genialidade e a paixão com que interpreta a sua música. Com a sua banda formam uma autêntica máquina de precisão a que não se resiste. Os dedos de Kepa entram pelo público dentro.
Este concerto em Águeda, acontece pouco depois do lançamento do último disco do músico, "Maren". O espectáculo ao vivo sublinha a maturidade musical do viajante Kepa: o disco transborda de influências diversas e resume o melhor de um ano de enfurecida inspiração criativa, vivida após a ressaca do melhor álbum de Kepa, o magnífico Bilbao 00:00, vivamente aclamado pela crítica e distinguido com inúmeros prémios internacionais.

Keoa Junkera na trikitixa tocará em Águeda com Harkaitz Martinez e Igor Otxoa (txalaparta), Blas Fernandez (bateria), Angel Unzu (guitarras e percussões) e Julio Andrade (contrabaixo).