Projecto comunitário em parceria com instituições sociais do concelho de Águeda.
Grande estreia da opÁ! a 9 de Julho, com mais de 100 jovens percussionistas em palco!

Na noite da próxima quarta 9 de Julho, a opÁ! - orquestra percussiva de Águeda fará subir ao palco do AgitÁgueda mais de 100 jovens do concelho, na apresentação do trabalho musical que têm vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses. Este projecto comunitário da d'Orfeu reúne alunos de várias instituições locais, com o intuito de dinamizar uma orquestra de instrumentos de percussão construídos a partir de materiais reciclados ou restaurados. Mais uma aposta d'Orfeu na intervenção social e na educação cultural.

Em parceria com a Bela Vista - Centro de Educação Integrada, Instituto Duarte de Lemos, Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, EB1 Mourisca do Vouga, Cruz Vermelha - Delegação de Águeda e Centro Social e Paroquial de Recardães, o projecto performativo da opÁ! assume um cariz social, ao mesmo tempo que pretende reforçar a consciência ecológica ao reutilizar materiais não convencionais como canas de bambu, sacos de plástico ou até mesmo latas com uma finalidade artística. Os objectivos pedagógicos são, primordialmente, envolver a comunidade, estimular a participação juvenil nas actividades culturais e sensibilizar os jovens para o associativismo, música, cultura e sustentabilidade.

O espectáculo de estreia da opÁ! terá lugar a 9 de Julho, pelas 22h00 e reunirá, em palco, mais de uma centena de jovens das instituições parcerias, a que se juntam alguns artistas locais convidados a colaborar com o projecto. Para além do seu carácter inter-associativo, o espectáculo da opÁ! tem a especificidade de fazer a ponte entre a identidade tradicional local e a modernidade do mundo global, ao misturar o reportório do cancioneiro tradicional de Águeda com as expressões rítmicas contemporâneas, aproximando as gerações mais novas das nossas raízes. Mais informações em http://www.dorfeu.pt/opa.