Atenção, espaços de música ao vivo: há 112 nomes para programar!
Divulgada a Bolsa de Grupos para o OuTonalidades 2017!

Nuria Graham, First Breath After Coma e Emmy Curl na bolsa de grupos de 2017

A Bolsa de Grupos pré-selecionados para o OuTonalidades 2017 fechou com 112 nomes (66 portugueses e 46 estrangeiros). Decorre agora o período de adesão de Espaços de música ao vivo que pretendam acolher os concertos da 21ª edição do circuito, que decorrerá de setembro a dezembro de 2017.

Dos 112 grupos pré-selecionados para a 21ª edição do “OuTonalidades – circuito português de música ao vivo” constam nomes nacionais como Ace, Bicho do Mato, Birds Are Indie, Captain Boy, Cassete Pirata, CRU, Diogo Picão, Emmy Curl, Fado Violado, First Breath After Coma, Francis Dale, Gobi Bear, Golden Slumbers, Holy Nothing, Joana Barra Vaz, Lavoisier, Les Saint Armand, Marco Oliveira, Moonshiners, Old Jerusalem, Os Velhos, Paraguaii, Pedro e os Lobos, Pedro Mestre, Peixe, Sopa de Pedra, Surma, The Black Zebra e TochaPestana.
 
Esta edição regista um record de grupos internacionais, com 46 projetos de diversas origens, todos à disposição dos Espaços culturais de todo o país. De Espanha – o maior contingente – figuram Aló Django, Odaiko & Vanesa Muela, Cantos de Cego da Galiza e Portugal, Talabarte e Leília (todos da Galiza), Oques Grasses, Joana Serrat, Roba Estesa e Jordi Molina (da Catalunha) e ainda Núria Graham, Los Vecinos del Callejón e Tommy Caggiani Therion Project. Da listagem internacional fazem também parte nomes como Julieta Brandão, Filhos de Dona Maria e Valdir Verona (Brasil), Les Bons Voisins Normands Pur Jus e Spontus (França), Steel Sheep (Holanda), Orchestrina Adriatica e Vesevo (Itália), Vala Wind (Marrocos) e Louisa Lyne & di Yiddishe Kapelye (Suécia).
 
Em 2017, continua a ser reforçada a estratégia de colaboração com outros circuitos e festivais, permitindo o intercâmbio de grupos entre Portugal e o estrangeiro, através de alianças já estabelecidas, como a AGADIC (Galiza), Fira Mediterrània de Manresa, Mercat de Música de Vic e AIEnruta (Espanha), e ainda o Circuito Dandô e a Pinho Brasil (Brasil). Assim, por cada grupo estrangeiro acolhido em Portugal, há um grupo português que irá pisar palcos além fronteiras, como já tem acontecido.
 
De uma enorme variedade de estilos musicais, os grupos inscritos foram avaliados por mais de duas dezenas de Conselheiros, conhecedores do panorama musical, num processo que resultou na seleção restrita de 112 grupos. O leque de conselheiros ativos deste ano inclui nomes como Carlos Ferreira (CBFwebRADIO), Fausto da Silva (RUC), João Nuno Silva (A Certeza da Música), Luís Rei (Crónicas da Terra), Mário Vieira (Blitz), Rui Tukayana (TSF), Alex Gaspar (Melopeia), Alexandra Ferreira (X Productions), João Paulo Granada (Martelo Pneumático), Rui Correia (Biruta Records), Sílvia Sardeira (Criasons), Alex Duarte, Alexandre Camões, Carlos Guerreiro, Eduardo Jordão, Paulo Pereira, João Pratas, Vasco Ribeiro Casais, André Cardoso, José Barradas, David Cruz, Nelson Ferrão e Ivo Prata. 
 
Agora é a vez dos Espaços de música ao vivo (cafés-concerto, bares de teatros, espaços culturais/associativos e pequenos auditórios) selecionarem os grupos que pretendem acolher, através da plataforma online, em www.dorfeu.pt/outonalidades. De setembro a dezembro de 2017, adivinha-se a chegada do melhor da música ao vivo, com a 21ª edição do OuTonalidades. 

 

LINK PARA ADESÃO DE ESPAÇOS E PROCESSO DE PROGRAMAÇÃO: 

SEGUE O OUTONALIDADES NO FACEBOOK: