2ª edição do Festival Temático de Músicas do Mundo
ÁGUEDA 2003

O tema-base da edição 2003 do Festival Temático assenta na enormidade e diversidade de manifestações musicais associadas à cultura cigana, presentes da Europa ao Norte de África, passando pelo Próximo Oriente.
Contraste sem paralelo: imperando na maior parte das manifestações musicais ciganas a espontaneidade e vigor bruto da música nativa deste povo, já a escassíssima criação artística que existe de forma organizada no meio cigano, essa é de excelência. E pretende a d'Orfeu, com este certame (a abraçar em 2003 mas resultante de um percurso anterior na temática cigana dentro da associação), fazer subir a palco precisamente as manifestações de excelência dos ciganos que vingaram em carreiras musicais reconhecidas a nível internacional, de entre os quais emergem a grande altura nomes como Esma Redzepova, Paco de Lucia ou Goran Bregovic, verdadeiros baluartes de uma cultura sem nação, mas que o mundo cultural reconhece como das mais expressivas e fascinantes.
A história da música está cheia de inesgotáveis exemplos de influência da música dos ciganos: Lizt nas Csardas e nas Rapsódias Húngaras, ou o flamenco na vizinha Espanha, ou a influência das crianças espirituais do Hot Club de França, na Holanda, na Noruega ou na Alemanha, ou presença da música cigana nos serões aristocráticos da Rússia dos czares, ou nas festividades rurais da Roménia, ou nas comunidades muçulmanas dos Balcãs. "Esta tribo profética de olhos brilhantes", como definiu Baudelaire, atravessou continentes, mares e oceanos, portadora de uma cultura e de uma identidade própria, que nunca renegou, e foi a primeira promotora do que hoje se designa como uma música universal. A segunda edição deste festival temático, uma vez dirigindo as atenções para a cultura cigana, procurará exaltar uma música sem pátria mas do mundo, tal como o seu povo.
Apesar de se destacar essencialmente pela sua vocação artística e cultural e de ser constituída exclusivamente por "gadjos" (termo com que a comunidade cigana designa os não-ciganos), a temática cigana - seja do ponto de vista artístico seja social - não é nova para a d'Orfeu e remonta a diversas parcerias locais, nacionais e internacionais, de há dois anos a esta parte, com entidades e comunidades ciganas, expressas no projecto alargado "Saga Cigana" desenvolvido em Águeda (2001) e na "Romani School" (2002) partilhada pela d'Orfeu em Praga, na República Checa, com artistas ciganos de toda a Europa. Assim, para além de continuar a aproximar a opinião pública de grande minoria cigana, o certame 2003 - Festival das Músicas do Mundo Cigano - pretende aguçar ainda mais o fascínio pela cultura musical desta etnia. Este festival deverá atingir o público no momento em que ele encontrar na fabulosa música do mundo cigano um motivo ímpar de fruição.