O programa do OuTonalidades 2016 está servido! 

www.dorfeu.pt/outonalidades
facebook.com/outonalidades 

O “OuTonalidades – circuito português de música ao vivo” cumpre este ano a sua 20ª edição. De 21 de setembro a 15 de dezembro, são 70 concertos de 38 grupos em 40 espaços, distribuídos por Portugal, pela Galiza e por diversas extensões nacionais e internacionais estabelecidas para 2016. Volta a atingir-se, nesta edição, um grande número de concertos e espaços aderentes, o que demonstra a capacidade do evento em gerar novas oportunidades de circulação.

A 20ª edição do circuito arranca com um fim-de-semana em grande. Omiri, a potência sonora da tradição nos nossos dias, às mãos do multi-instrumentista Vasco Ribeiro Casais, tem honras de abertura num concerto no Espaço d’Orfeu, a 21 de setembro, integrado na programação do Festival "O Gesto Orelhudo". No dia seguinte, 22, é a vez da festa de Claiana subir ao mesmo palco. Também na quinta-feira, a dupla portuguesa de chorinho - Gileno Santana & Tuniko Goulart - apresenta-se no Museu Júlio Dinis, em Ovar, integrado no ciclo “Música quinta à noite”, e a dupla galega Uxía & Narf apresenta o seu primeiro disco em conjunto “Baladas da Galiza Imaxinaria”, no Cine-Teatro Alba, em Albergaria-a-Velha, integrado no ciclo “Às Quintas”. Na sexta, sábado e domingo (23, 24 e 25 de setembro) a banda conimbricense Birds Are Indie realiza um périplo de três concertos em três espaços da vizinha Galiza.
 
Semana após semana, os concertos sucedem-se e, além de Águeda, Ovar e Albergaria-a-Velha, o circuito passará também por Santa Maria da Feira, Viseu, Penedono, Tavira, Sever do Vouga, Idanha-a-Nova, Estarreja, Idanha-a-Velha e Famalicão da Serra. Na Galiza, o OuTonalidades circulará por Laxe (A Coruña), Vigo, O Grove, Santiago de Compostela, Lugo, Bueu (Pontevedra), O Barco de Valdeorras, Isla de Arosa e Melide (A Coruña).
 
A grande novidade do OuTonalidades 2016 é precisamente o reatar da dimensão transfronteiriça deste circuito, alargando o roteiro e as oportunidades desde a Galiza ao Algarve, graças a um convénio restabelecido com a AGADIC, a Agência Galega das Indústrias Culturais, em parceria com a Clubtura, Associação Galega de Salas de Música ao Vivo. Birds Are Indie, CoMcORdAs e Serushio são os grupos portugueses que viajam até à Galiza com o OuTonalidades.
 
Para além do alargamento à Galiza, o 20º OuTonalidades conta ainda com várias extensões, pontes de cooperação internacional e nacional, fruto de parcerias da d’Orfeu AC, prosseguindo a sua missão de incentivo à circulação da música ao vivo, num trabalho em rede cujas sinergias extravasam o tempo e os espaços do próprio evento. Esta circulação, em franca expansão, leva este ano 14 grupos a realizar 22 concertos em 4 países: Portugal, Espanha, França e, pela primeira vez, no Brasil.
 
Chega agora o momento de, durante 14 fins-de-semana, o circuito português de música ao vivo voltar a palmilhar o país de lés-a-lés, através de uma alargada rede de Espaços abertos à diversidade das músicas que se fazem em território nacional, mas não só. O circuito é coordenado pela d’Orfeu AC em colaboração direta com inúmeros parceiros (Municípios, Teatros, Associações), na consolidação de uma grande rede de programação que junta grupos emergentes e reconhecidos, todos de inegável qualidade, resultantes de um processo que iniciou com 253 grupos candidatos a esta 20ª edição, dos quais se constituiu uma Bolsa de 112 grupos pré-selecionados e se chegou aos 38 que será possível conhecer ao vivo!


GRUPOS PROGRAMADOS NA 20ª EDIÇÃO:
A Charanga – Adufe & Alguidar - Birds Are Indie - Cachupa Psicadélica - César Cardoso Quartet "Bottom Shelf" - Celina da Piedade – Claiana – CoMcORdAs – Crassh - Edu Miranda Trio - Fábio Neves (Brasil) – Flak – Gapura - Gileno Santana & Tuniko Goulart - Golden Slumbers - Isabel Vinardell & Isabelle Laudenbach (Espanha) - João Pequeno - Kátya Teixeira (Brasil) - Kepa Junkera Trío (Espanha) - Korrontzi (Espanha) - Maria Monda - Medeiros/Lucas – Noiserv - Nuno Prata – Omiri - Oques Grasses (Espanha) - Pedro Mestre – Peixe - Reportório Osório – Sampladélicos - Sebastião Antunes – Serushio – Songbird - They Must Be Crazy - Uxía & João Gentil (Espanha / Portugal) - Uxía & Narf (Espanha) - We Bless This Mess - [Caméra] (França) 


PROGRAMA DETALHADO DE CONCERTOS:
www.dorfeu.pt/outonalidades