ENCONTRO DE MÚSICOS DE INSTRUMENTOS TRADICIONAIS
Nisa, 3, 4 e 5 Maio 2002


As associações Pedexumbo, At-Tambur, d'Orfeu, Gaita de Foles, Ocre e Cortiçol - com o apoio da Câmara Municipal de Nisa - vão organizar o I Encontro de Tocadores, uma reunião entre gerações de músicos e tocadores de instrumentos tradicionais. Desta ideia resultará a memória das nossas tradições musicais e a troca de experiências.
O "Encontro de Tocadores" surge na sequência de várias reflexões sobre o estado actual da cultura musical de raiz tradicional em Portugal - que abarca um vasto e riquíssimo património, disperso por todos aqueles que tocam instrumentos tradicionais.
Foi a partir da ideia de recuperar e partilhar este conhecimento que surgiu este desafio: a realização de um encontro regular entre músicos, como forma trocar experiências - juntando todos aqueles que, pertencendo a diferentes gerações e vivências musicais, podem fazer o registo e a memória da nossa cultura popular.
O encontro de tocadores será destinado a músicos amadores e profissionais: isto, aproveitando o facto de ainda existirem, em Portugal, alguns velhos tocadores tradicionais, executando instrumentos como a Gaita de Foles, a Concertina, o Adufe, o Canto ou a Viola Campaniça. Este encontro pretende promover a ligação entre várias gerações, criando um espaço de partilha e aprendizagem mútua.
O programa da primeira edição deste evento irá compreender um "Encontro de Músicos", uma "Feira de construtores de instrumentos", um "Seminário sobre O Estado da Música Popular Portuguesa" e também, os "Encontros Sobre o Palco - Bailes informais acústicos".
Este encontro de músicos visa, na sua essência, proporcionar a troca de informação e experiências, quer ao nível dos instrumentos musicais, quer ao nível das técnicas utilizadas, ou mesmo de repertórios e a sua interpretação. Os instrumentos sobre os quais incidirão as atenções desta primeira edição são a Gaita de Foles, a Viola Campaniça, o Canto, a Concertina e o Adufe.
Cada um dos instrumentos servirá como elemento "unificador", à volta do qual serão convidados alguns músicos representantes de possíveis equadramentos: diferentes gerações, repertórios e contextos musicais próprios. À volta destes músicos e das suas experiências, os restantes músicos participantes partilharão as suas valências e poderão, desta forma, tomar contacto com muitas realidades dispersas.
Como forma de criar uma memória de todo este encontro, entre outras iniciativas, existirão meios para a gravação de audio e video, permitindo que os vários participantes possam obter e reter informação das suas experiências e de outras tantas, vividas nos restantes grupos.
De resto, este tipo de encontro é inspirado num evento similar, com grande sucesso em França, o qual contribuíu de forma decisiva para aumentar o conhecimento e a colaboração entre os músicos, idependentemente dos seus conhecimentos e gerações.
Este desafio é lançado por um conjunto de associações, que desenvolvem diversas competências de estudo, promoção e preservação da cultura popular. São elas a Pédexumbo, At-tambur, d'Orfeu, Gaita de Foles, Ocre e Cortiçol, que contam com o apoio da Câmara Municipal de Nisa.

mais info em http://www.attambur.com/tocadores/EncontroTocadores.htm