O tema do Seminário d'Orfeu deste ano surge por ocasião da aparição em cena de um ciclo temático de espectáculos musicais dedicado a três CantAutores portugueses (Sérgio Godinho, José Afonso e Fausto), concebido e interpretado pela d'Orfeu e que povoará os palcos a partir de Março de 2001, primeiro em Águeda e, depois, em itinerância nacional.

A cidade de Águeda, enquanto sede do ciclo "Os CantAutores", para além de estrear cada um dos três espectáculos, recebe também a primeira actividade paralela: O Seminário, mobilizando desde logo os públicos em trono das ideias-base que presidem ao ciclo "Os CantAutores". E é com a presença de figuras ligadas ao meio artístico e, no caso, umbilicalmente ligadas ao fenómeno dos cantautores, que acontece, de novo, a costumeira tertúlia sobre imaginários colectivos.

PARTICIPANTES

  • Sérgio Godinho
    palavras soadas no elixir da juventude

  • José Mário Branco
    o som da vontade de cantadizer

  • Amélia Muge
    a cor emprestada pelo timbre à palavra

  • João Lóio
    encontros e segredos do acto cantautor

  • Américo Rodrigues
    vozes e sopros ao encontro da poesia visceral

  • Fran Perez
    música de colorir palavras sonhadas

  • Carlos Santiago
    o tropa tor

  • José Rui Martins
    soltar a língua acenando e encenando texto

  • José Alberto Ferreira
    um pé no traço outro no som

  • Maria João Serrão
    a escrita não fica por aí, sai soando e bailando

Seminários Anteriores

21 Janeiro 1996
Os Instrumentos Tradicionais
com Manuel Tentúgal e Pedro Bento

A temática deste Seminário complementou, desde logo, a actividade então encetada pela d'Orfeu. Decorria à data - no âmbito do programa de apresentação pública da associação - uma exposição de instrumentos musicais portugueses, que funcionou como suporte físico do debate de ideias.

28 Dezembro 1996
A Improvisação nas Músicas do Mundo
com José Duarte

Com a participação de José Duarte - do "Outras Músicas" na RTP e do "5 minutos de jazz" na Antena 1 - este Seminário veio dar mais uma remada ao culto musical, vertente essencial da actividade artística da associação.

27 Dezembro 1997
Um Instrumento Chamado Voz
com Coro Cramol

A voz como instrumento foi o mote para percorrer as músicas do mundo, através da música étnica, do jazz, da música erudita, o rap, enfim a "world music". Foi esta a temática proposta para conversar, ouvir, ver e cantar.

3 Janeiro 1999
Música no Teatro, Teatro na Música
com José Filipe Pereira, José Rui Martins, Virgílio Caseiro, José Salgueiro e João Lázaro

Dadas as então recentes relações da d'Orfeu com o universo do teatro e na perspectiva da realização de um festival músico.teatral em Julho, a realização do Seminário com a temática proposta pretendeu envolver públicos e agentes culturais em torno da ideias-base desta relação artística.

9 Janeiro 2000
Tradição versus Inovação
com José Filipe Pereira e Arnaldo Carvalho

O que representará ter um pé na tradição e outro na inovação? Esta discussão, mais que conclusiva, foi bandeira de uma universalidade artística que se retrata cada vez mais na miscigenação de dois conceitos.