Digressão passou por Portugal, Espanha, Moldávia e Turquia!  
“Toques do Caramulo” levaram a sua música a novas geografias!


A música serrana dos Toques do Caramulo teve várias internacionalizações nas últimas semanas: depois do regresso de Espanha, onde actuou em Toledo no Festival Danzas Sin Fronteras, o colectivo aguedense viajou e tocou a 26 de Agosto em Orheiul Vechi (Moldávia) e a 1 Setembro em Karakeçili (Turquia), em festivais locais com grande expressão.

Na Moldávia, num cenário natural imponente, ao concerto dos Toques do Caramulo no Festival Gustar assistiram cerca de 6000 pessoas. Mesmo apresentando-se em formação reduzida, o impacto do concerto fez-se sentir no recinto, com a música portuguesa e a interacção a fazerem vibrar verdadeiramente o público. Na Turquia, a experiência do fascínio perante uma proposta cultural distante repetiu-se perante o público de Karakeçili. A missão artística dos Toques começou com uma actuação informal e partilha com músicos locais, na véspera do concerto. Depois, durante o festival internacional de cultura daquela pequena cidade turca, o palco foi português e o público não regateou aplausos. Além dos concertos, ambas as experiências culturais foram marcas importantes da passagem, por aquelas paragens, de um fruto criativo da d’Orfeu.

Também em Portugal, Agosto foi sinónimo de palcos importantes para os Toques, que actuaram no 13º Festival Intercéltico de Sendim, no Andanças 24h em Celorico da Beira, e no festival Entre Margens no Teatro Municipal de Vila Real. O Toques do Caramulo regressam à estrada em Novembro, para um concerto em Pontevedra, na Galiza.