Está prometida uma festança multi-artística para marcar o Solstício, em três dias de animação permanente no Espaço d’Orfeu, em Águeda. De 20 a 22 de Junho, há concertos, animações, banquinhas, exposições, espectáculos para toda a família, ateliers para crianças, um seminário para o associativismo, exposições, casa aberta e até as incontornáveis transmissões do Europeu. A d’Orfeu vai ser uma festa!

As músicas do mundo, cujas temáticas a d’Orfeu vem programando ao longo dos anos, terão palco na sexta e no sábado à noite, sempre pelas 23h00, respectivamente com os catalães ‘La Troba Kung-Fú’ (no âmbito da Cimeira do Fole e do Mestiçal Peninsular) e com os indianos “Dhoad Gypsies from Rajasthan’ (Festival das Músicas do Mundo do Cigano). Forte cartaz para duas noites com concertos de arromba no Espaço d’Orfeu.

O espírito do Solstício vai viver-se também no ambiente das danças tradicionais. A parceria com a Trad Balls configura um convite muito especial à cada vez maior comunidade dançante em Portugal: os after-hours, pela uma da manhã (após os grandes concertos), terão uma tenda dedicada, na sexta com o DJ Matias, no sábado com os Mosca Tosca, em ambos os casos para dar largas ao folguedo. Haverá também uma oficina de danças ao fim da tarde de sábado, pelas 18h00, e outra para pais e crianças no domingo à tarde (inserido na tardada non-stop).

O evento preenche-se ainda num seminário dedicado ao associativismo local e regional, em directa cooperação com a autarquia, com uma série de ateliers práticos na manhã de sábado 21 Junho (fiscalidade associativa, voluntariado, apoios e candidaturas, trabalho em rede, estratégia cultural, etc) e um debate aberto ao público durante a tarde de sábado, este a ter lugar na Câmara Municipal. É uma organização conjunta com a autarquia, no âmbito do Solstício de Orfeu.

O domingo à tarde, é todo ele dedicado ao público familiar. Um non-stop de espectáculos e actividades a pensar no público infantil e toda a família (das 14h30 às 19h00) ocupará todo o recinto, de ponta a ponta, com a mais ampla utilização de espaços e recantos que alguma vez se fez no Espaço d’Orfeu. Do programa da tardada de 22 Junho, constam, entre outras propostas, o Bando dos Gambozinhos (reconhecido projecto artístico infantil do Porto, orientado por Suzana Ralha), o dueto inédito do marionetista Alexandre Pring com o acordeonista João Gentil, o espectáculo para a primeira infância “Tamborilando”, o Coro Infantil EMtrad’ e os alunos da Escola de Música Tradicional, a oficina de gaita-de-foles para crianças “Do Fundo do Baú” ou o concerto didáctico de jazz “Era Uma Vez Um Gato Maltês Tocava Kazoo Num Grupo de Jazz Português”.

Toda esta festa terá animação paralela com banquinhas e tasquinhas, fazendo conviver o mais puro ambiente de festa popular com uma vivência cultural cosmopolita, tudo num mesmo espaço intercultural. A própria casa, sede da d’Orfeu, vai escancarar as portas no domingo à tarde, com performances e exposições no interior, para o público percorrer e conhecer todos os espaços onde a associação trabalha.

Neste evento de partilha e cruzamento de públicos, quem é de fora pode instalar-se e ficar durante os três dias em Águeda. As actividades de animação podem brotar livremente. As banquinhas, quais cogumelos, têm espaço para se mostrar. À hora do futebol, há écran para vibrar. O Solstício de Orfeu 2008 é, do longo historial d’Orfeu, o primeiro festival em que o bilhete é uma pulseira. Até aos 12 anos, é gratuita. O público em geral tem, com um custo de simbólicos 3 Euros, acesso à programação integral do fim-de-semana.

De 20 a 22 de Junho de 2008, no quintal d’Orfeu, com festança e cheiro a laranjeira, eis o Solstício d’Orfeu. O velho encontra a juventude. O menino, fadas e dragões. O corpo, o gozo. O vinho, a boca. A fome, a mesa. O par, a dança. O futebol, o golo. A gaita, o tocador. A formiga, o carreiro. E Orfeu? Eurídice!