Festival intermunicipal de músicas do mundo arranca a 9 de junho
Festim anuncia primeiros nomes da sua 8ª edição!
www.festim.pt
facebook.com/dorfeu.festim

9 Junho a 21 Julho 2016  |  8ª edição 
ÁGUEDA * ALBERGARIA-A-VELHA * SEVER DO VOUGA
OVAR * ESTARREJA *  OLIVEIRA DO BAIRRO

O Festim - festival intermunicipal de músicas do mundo, organizado em parceria entre a d’Orfeu AC e seis Municípios vizinhos (Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja e Oliveira do Bairro), já avançou com os primeiros nomes da sua 8ª edição, que decorrerá de 9 de junho a 21 de julho próximos. Nos últimos dias, foram revelados quatro dos 7 projetos internacionais que compõem o cartaz 2016: Sextet à Claques (França), Tomás de Perrate (Espanha), Tinariwen (Mali) e Trilok Gurtu Band (Índia). 

Com um singular modelo de programação em rede, o reconhecimento desta iniciativa intermunicipal consolida-se cada vez mais como uma imagem de marca da região, tanto pela programação ímpar de artistas de projeção internacional, como pela crescente conquista e fidelização de públicos oriundos de diversas zonas do país.

O arranque do Festim deste ano estará a cargo dos franceses Sextet à Claques. Estarreja (9 junho), Águeda (10 junho) e Albergaria-a-Velha (11 junho) receberão a coqueluche do movimento trad-folk internacional ligado às danças tradicionais. Se os ouvidos e os pés pedirem, os terreiros vão transformar-se num baile interminável.

Tomás de Perrate atua a 24 de junho em Oliveira do Bairro e, no dia seguinte, em Sever do Vouga. No Festim com guitarra, palmas, cajón y baile, Perrate será sinónimo da autenticidade de um flamenco que se tornou expressão maior no mundo. 

Albergaria-a-Velha (30 junho) e Ovar (1 julho) recebem, diretamente do deserto do Sahara, o estonteante talento dos Tinariwen. Esta banda tuaregue, com vários dos seus discos gravados em pleno deserto, traz o calor dos blues do norte de África e a diversidade cultural das fronteiras que os seus músicos atravessam. Uma autêntica tempestade de areia em forma de música.

Trilok Gurtu Band apresenta-se no Festim com três datas: a 7 de julho em Águeda, 8 julho em Estarreja e dia 9 em Sever do Vouga. Trilok chega ao Festim com o seu quarteto, prometendo espaços de etno-jazz e de fusão, sem esquecer a sua enorme capacidade de interação com o público.


A Conferência de Imprensa de apresentação de todo o programa decorrerá a 5 de maio, pelas 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, onde serão revelados os restantes grandes nomes do Festim 2016.