Tocadores de Concertina nas Freguesias
Depois de Macinhata, há ainda encontros de tocadores de concertina, vindos de todo o norte do país, na Mourisca (20 Abril) e em Fermentelos (27 de Abril). Um mês inteiro de iniciativas que promovem a concertina como referência no folclore local e fomentam a afeição de novos entusiastas ao instrumento.

Outros Instrumentos Tradicionais no Alentejo
Em Nisa decorrerá de 3 a 5 de Maio, um Encontro de Tocadores de Instrumentos Tradicionais, juntando diferentes gerações de músicos e construtores. Organiza a PedeXumbo - que anualmente faz o Andanças - em colaboração com outras associações entre as quais a d’Orfeu, que terá a seu cargo a dinamização da concertina. Estarão em destaque também o adufe, a viola campaniça, o canto tradicional e a gaita de foles.
mais informação em http://attambur.com/tocadores/EncontroTocadores.htm

“Os Cantautores” ao Vivo e em CD

Na noite de 24 de Abril, a d’Orfeu apresentará “Os Cantautores” no Cine-Teatro São Pedro, aproveitando a ocasião para o lançamento do CD do espectáculo, entre uma digressão nacional que passará também pela Póvoa do Lanhoso (20 Abril), Palmela (25 Abril), Tavira (26 Abril), Nisa (27 Abril) e Faro (3 Maio).

“Canto de Intervenção” em Exposição
Em momento tão propício, a exposição “Canto de Intervenção” estará patente no átrio do Cine-Teatro nessa noite de 24 Abril, bem como nos dias mais chegados. Trata-se de uma compilação exemplar - cedida pelo Museu da República e Resistência - dos factos e dos rostos que marcaram o movimento musical de Abril e que a d’Orfeu faz questão de ajudar a assinalar.

“Andamento” na Sessão dos Cravos
Mais propício ainda, será o momento em que o colectivo “Andamento”, da d’Orfeu, dirá poesia na cerimónia municipal que assinalará o 25 de Abril, em pleno Salão Nobre da autarquia, pelas 11 horas da manhã do dia em que se comemorarão 28 anos sobre a revolução dos cravos.

Arte Velha à Vista no bard’O
O resultado artístico de umas férias da Páscoa passadas por uma dúzia de jovens a converter lixo na d’Orfeu, está em exposição no bard’O durante o mês de Abril. Tratam-se de várias peças em estilo indefinido - como convém - que ajudam a construir a ambiência informal deste nosso, de todos, Espaço d’Orfeu.

De Novo em Villandraut
De novo em Villandraut (França) - onde em Setembro passado, uma comitiva jovem da d’Orfeu participou numa acção ligada ao património histórico e cultural -, um animador da d’Orfeu contactará no terreno, de 17 a 19 de Abril, com os responsáveis da organização francesa que nos acolherá num intercâmbio artístico em finais de Julho próximo.

Cimeira do Fole Retoma em Maio
Entretanto, a Cimeira do Fole, depois das noites mágicas de Kepa e de Borghetti, retoma em Maio com concerto do anfitrião Artur Fernandes com 4Portango (Portugal) e, em Junho com o quarteto do bretão Alain Pennec (França).