A d’Orfeu estará a norte e a sul com o espectáculo “Os CantAutores”, a 24, 25 e 26 de Abril, apresentando mais uma vez ao público o manancial de recriações ímpares que desenvolveu a partir das obras musicais de José Afonso, Sérgio Godinho e Fausto.

O espectáculo cumpriu um roteiro de largas dezenas de concertos em Portugal desde a sua estreia. No ano passado, em 2002, deu-se a edição do CD "Os CantAutores" que carrega, tal como o espectáculo, uma grande força documental sobre a diversidade das obras destes cantautores.

O guião do espectáculo percorre particularmente os temas que, por uma ou outra razão, foram ficando à sombra dos "clássicos" de José Afonso, Sérgio Godinho e Fausto, mas que se revelam igualmente marcos brilhantes da sua genialidade.

Este é um concerto de homenagem às grandes figuras da música de intervenção em Portugal: os cantautores que, com as suas geniais obras, primeiram lutaram a cantar e, depois, marcaram musicalmente as primeiras três décadas de democracia em Portugal. Esta evocação criativa comprova uma música genial e madura, mas que reserva muitos caminhos inexplorados para a reinvenção, magnificamente comprovados no concerto ao vivo "Os CantAutores", bem como no CD do espectáculo.

Os arranjos para este colectivo inédito, no qual o elenco da d’Orfeu faz conviver instrumentos tradicionais portugueses (viola braguesa, cavaquinho e concertina, por exemplo) com a força dos sopros (fagote, clarinete e trombone) e com a base instrumental do jazz (piano, contrabaixo e bateria), ganham força em palco e concretizam uma linguagem musical universal portuguesa. Para ver e ouvir em Guimarães, na Sertã e em Alcanena.

24 Abril 21:30 GUIMARÃES, no Auditório da Universidade do Minho
25 Abril 21:30 SERTÃ, no Cine-Teatro Tasso Club
26 Abril 21:30 ALCANENA, na Praça 8 de Maio