A música Sónia Sobral com o galardão junto de João de Carvalho, membro do júri.

d’Orfeu ganha Festival INATEL
2013 com nova criação!
 Mesmo antes de estrear, “Reportório Osório” convenceu um júri nacional.


“Reportório Osório”, nova criação d'Orfeu a estrear brevemente, ganhou o 1º Prémio do Festival INATEL 2013, um concurso nacional entre projectos artísticos de associações filiadas de todo o país. As apresentações tiveram lugar no complexo do INATEL Caparica no passado 16 de Junho e a d’Orfeu, em representação do distrito de Aveiro, com a sua performance, obteve a melhor pontuação e trouxe para Águeda o galardão.

O júri nacional era constituído por João de Carvalho, Fernando Pereira e Ludgero Mendes que, entre os 6 finalistas de várias regiões de Portugal deu a vitória à representação artística do distrito de Aveiro, com “Reportório Osório”, da associação aguedense d’Orfeu.

“Reportório Osório” é uma colecção de canções, aliando a escrita sagaz de Luís Fernandes à magistral música de Luís Cardoso. Um desfiar de histórias pessoais no masculino, quase sempre íntimas, do dilema ao dilúvio em poucas estrofes. O quotidiano das relações afectivas transformado em canções irónicas (para não lhes chamar heróicas), em que a teatralidade da interpretação só reforça o perfil de cada personagem. Esta nova criação d’Orfeu é interpretada em duo por Luís Fernandes (que, além de se estrear como letrista, empresta também a voz aos personagens das canções) e pela acordeonista Sónia Sobral.

A estreia oficial de “Reportório Osório” será brevemente agendada. As primeiras informações e o vídeo de apresentação estão na página http://www.dorfeu.pt/reportorioosorio.

Com este Prémio, é a segunda vez que a d'Orfeu recebe tal distinção, depois de Toques do Caramulo vencerem o Concurso Nacional de Música do INATEL em 2008.