“OuTonalidades” associa-se a circuitos congéneres na Europa

A d’Orfeu Associação Cultural é membro fundador, junto com várias associações musicais europeias, da rede “LIVE DMA”, uma plataforma de redes nacionais dedicadas à circulação de música ao vivo, cuja formalização teve lugar no passado mês de Setembro em Vic (Espanha). A associação de Águeda participa na qualidade de promotora do “OuTonalidades – circuito português de música ao vivo”, cuja 14ª edição decorre actualmente em Portugal e na Galiza.

Teve lugar, durante o recente Mercado de Música Viva de Vic, a formalização da rede europeia LIVE DMA, constituída por seis associações de difusão musical, sendo de destacar a presença da d'Orfeu Associação Cultural (Águeda, Portugal) entre as congéneres ACCES (Espanha), La Fédurok (França), Clubcircuit e Club Plasma (Bélgica), e Spillesteder (Dinamarca), todas gestoras de circuitos nacionais – no caso do OuTonalidades, transfronteiriço - de música ao vivo de pequeno formato.

Naquela ocasião foi apresentado e assinado o Protocolo de cooperação, que envolverá os vários parceiros numa filosofia de acção comum. As redes agora associadas comprometem-se a apoiar-se mutuamente e contribuir activamente para a descoberta, emergência e intercâmbio de novos projectos musicais, assumindo, deste modo, um papel determinante na mobilidade dos artistas europeus e nas dinâmicas europeias de renovação artística. Acrescem uma dimensão política e económica, com o intuito de se conquistar, em conjunto, uma legitimidade europeia para a proliferação e circulação da música ao vivo de pequeno formato no espaço europeu, através das economias de escala que emanam das práticas nacionais de cada circuito.

A LIVE DMA Network é dirigida conjuntamente por todas as estruturas associativas que a integram, tendo já sido estabelecido um cronograma de encontros de trabalho e um plano de acção à escala europeia. A próxima reunião da LIVE DMA realizar-se-á no festival TransMusicales, em Rennes (França), no início de Dezembro de 2010.


Mais sobre o OuTonalidades em
http://www.dorfeu.pt/OuTonalidades