Livro+CD infantil da autoria de Odete Ferreira é apresentado no Festival i.
 
A d’Orfeu orgulha-se de apresentar o "Borbolino", a sua primeira edição literária infantil, cujo lançamento será no próximo domingo 20 de Maio, às 11h30, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, em Águeda. Uma hora antes, às 10h30, há um atelier de artes plásticas, no qual pais e filhos partirão à descoberta das personagens da história. A apresentação do Borbolino terá lugar no âmbito do 4º Festival i, mas assume lugar de destaque tratando-se da estreia de uma obra muito especial.

“Borbolino” é um Livro+CD que conta a história de um grilo cantador e de uma estrela bailarina, abordando a temática ambiental, o amor e o verdadeiro sentido da vida. Dar largas à imaginação e aventurar-se numa nova edição literária, através da d'Eurídice, o braço editorial d’Orfeu, é um novo caminho que a associação quer proporcionar ao seu público. Colorido e entusiasmante, "Borbolino" é o mais recente desafio cultural dedicado aos mais miúdos, mas que promete também encantar os mais graúdos.

O texto é da autoria da escritora Odete Ferreira, criadora de diversas publicações, acompanhado pelas ilustrações do artista plástico Ricardo Falcão. Como complemento ao livro, "Borbolino" também poderá ser ouvido, com a narração da história em CD pela própria autora, também com a participação da voz convidada de Luís Fernandes, sendo a banda sonora e sonoplastia da responsabilidade de Rui Oliveira. A direcção editorial do projecto, inteiramente produzido pela d'Eurídice, é de Léa López.

Com entrada livre, o lançamento do "Borbolino" no próximo domingo contará com a presença da autora e restante equipa que impulsionou este projecto, que também contou com o apoio de toda uma comunidade a ferver pela cultura, tanto pela acção de Mecenas, como através da campanha de angariação de fundos na plataforma online Massivemov, cujo apoio total foi mais de 100%, superando o valor inicialmente solicitado. Graças a este envolvimento comunitário, a edição do "Borbolino" é uma realidade e poderá ser adquirido no próprio dia do lançamento. Mais informação e pontos de venda podem ser consultados em http://www.dorfeu.pt/borbolino.

O convite está feito. Venham todos conhecer o "Borbolino"!


"Em "Borbolino" há hip-hop e meninos que arregalam as orelhas. Há manifestações de saudade e antinucleares. Há amores de grilos com estrelas-do-mar, animais humanos e desumanos, confins e sem fins, gigantes barrigudos e dinossauros de areia. E há sonho e humor inteligente, que humor inteligente é transversal. Em Borbolino há este panteísmo, esta irmandade absoluta de Pedras, Bichos e Meninos. E há um arrepio longo, de beleza pura. Mesmo em gente já crescidota, como eu…
Que lindo é, de facto, "Borbolino". Vou chamar-lhe um hino à infância e à literatura, que não há uma sem a outra. E quando a infância se une à arte de narrar, e quando a boa literatura desce (sobe) até as crianças, pode muito bem surgir um livro como este. De tempos a tempos, como um cometa riscando marasmos, alvoroçando consciências…"

João Maranhão, Dezembro 2011