Inscrições abertas para o ano letivo 2017/2018
d’Formação regressa em grande ritmo!
www.dorfeu.pt/dformacao
www.facebook.com/dformacao

Já decorrem as inscrições para ano letivo 2017/2018 da d'Formação. Com uma ampla oferta de cursos regulares, cursos pontuais e workshops em diversas áreas artísticas, o novo ano desta escola começa agora, reforçando o seu papel na formação de futuros artistas e espetadores. 

São várias as propostas formativas disponíveis para o novo ano letivo, dirigidas a todas as idades e a qualquer nível de aprendizagem. Na EMtrad’ – Escola de Música Tradicional, há mais de dez instrumentos a descobrir: Acordeão, Bateria, Canto, Cavaquinho, Clarinete, Concertina, Gaita de Foles, Guitarra Acústica, Guitarra Elétrica, Guitarra Portuguesa, Percussão, Piano, Viola Braguesa e Violino. É possível ampliar a oferta a outros instrumentos, de acordo com o interesse manifestado pelos formandos. Qualquer aula pode ser dada em regime Individual ou Naipe (classe de conjunto do mesmo instrumento). Este ano, como complemento às aulas individuais de instrumento, a Formação Musical é também uma das propostas disponíveis. 

A Bolsa EMtrad', cujo período de candidaturas decorrerá entre 2 de novembro e 7 de dezembro, voltará a atribuir duas bolsas de estudo que permitem o acesso gratuito a aulas de música para jovens com mérito ou potencial musical, provenientes de famílias com dificuldades económicas. A seleção dos candidatos às Bolsas é baseada em dois critérios: a aptidão musical do aluno candidato e a avaliação da situação económica familiar.
 
Também os bebés e as grávidas vão ter atividades neste novo ano letivo. O “Canto na Gravidez” decorrerá nas manhãs do primeiro sábado de cada mês e pretende estabelecer uma importante fonte de bem estar para a mulher, bem como a criação de laços afetivos com o seu bebé, uma vez que o feto assimila várias aprendizagens através do som. Para além das mães, também os mais pequenos (bebés dos 0 aos 24 meses) poderão explorar o mundo sonoro na “Expressão Musical para Bebés”. Ambas as atividades exigem um número mínimo de inscrições.
 
A opÁ! - orquestra percussiva de Águeda mantém a sua atividade formativa de carácter social e comunitário em estreita relação com as IPSS, escolas e associações do concelho de Águeda. Criada em 2013, a opÁ! tem sido reconhecida pelo seu papel de intervenção social, tendo em 2016 recebido Menções Honrosas dos Prémios “Acesso Cultura” e “Boas Práticas | Associativismo Juvenil”. Todos os adolescentes e jovens, entre os 10 e os 18 anos, que também desejem fazer parte deste projeto, poderão inscrever-se a título individual numa sessão semanal aberta ao público, através do e-mail opa@dorfeu.pt ou na secretaria.
 
O Núcleo de Teatro (para adultos) e a Expressão Teatral (dos 5 aos 16 anos) continuam a formar novos talentos, abordando diversas técnicas de expressão corporal e vocal. Nas Expressões Artísticas, destinadas a crianças dos 4 aos 6 anos, são exploradas técnicas teatrais, música e artes plásticas num atelier experimental.
 
A formação externa continua a ganhar expressão, sobretudo na formação musical em parceria com infantários, instituições sociais e agrupamentos de escolas do concelho de Águeda, com conteúdos pedagógicos diversificados, adaptados ou criados especificamente para cada contexto. 
 
Os Workshops e Cursos Técnicos serão, muito em breve, também divulgados. 
 
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: dformacao@dorfeu.pt, na página http://www.dorfeu.pt/dformacao/, pelos telefones 234603164 / 934623775 ou presencialmente na d’Orfeu, no horário habitual de atendimento (9h30-12h30 e 14h00-18h30).