Bilhetes à venda!


O Congresso de Bastidores é um novo evento da d’Orfeu AC / Escola de Palco, que junta um universo de criativos ligados às Palavras, Palcos, Ofícios e Negócios, as quatro frentes de debate do “congresso”. Terá lugar no Auditório da ESTGA – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda. Cada convidado, individualmente, dará a conhecer ao público um pouco da sua experiência (rotina, histórias, métodos de trabalho). As tardes serão dedicadas a uma grande conversa com todos os oradores do dia, podendo o público intervir com as suas questões e comentários. As conversas serão moderadas por Marta Rocha (Antena 3) e ilustradas, ao vivo, por Joel Faria.

Programa

A ordem de apresentação de cada convidado só será conhecida no próprio dia.

João Vaz Silva nasceu em Coimbra em 1980 e formou-se em Jornalismo na mesma cidade. Foi diretor de comunicação na FNAC Coimbra durante seis anos e programador e produtor do Ritz Clube antes de agenciar Carlos do Carmo e GNR. Integrou, em 2020, a equipa da Força de Produção – onde foi responsável pela marcação de concertos de mais de 20 bandas e artistas, entre os quais Benjamim, Bruno Pernadas, Clã, Noiserv, Salvador Sobral e Valter Lobo. A convite do Parlamento Europeu – Gabinete de Portugal, tratou da curadoria artística e produção das atividades culturais promovidas para assinalar o Dia da Europa em maio de 2020 e em 2021. No verão de 2022, decidiu fazer uma pausa no trabalho de agenciamento de bandas e assumiu o papel de produtor de eventos através da sua empresa. No passado mês de outubro produziu o concerto "Tozé Brito (de) novo" na Altice Arena, em Lisboa.

Capicua nasce no Porto nos anos 80, descobre a cultura Hip Hop nos anos 90 (primeiro pelo Grafitti e depois pela música), passando de mera ouvinte a aprendiz de Rapper nos anos 00. Socióloga de formação, considera-se uma rapper militante e é conhecida pela sua escrita exímia, emotiva e politicamente engajada. Com uma vasta discografia, conta já com um percurso sólido no panorama da música lusófona. De assinalar é também o seu aclamado percurso como letrista (para intérpretes como Gisela João, Aline Frazão, Ana Bacalhau, Camané ou Clã) e a sua actividade como cronista na Revista Visão. Lançou em 2022 o livro "Aquário".

Michelle Cascais nasceu em Connecticut, EUA, em 1990, mas foi criada e educada em Portugal, na cidade da Gafanha da Nazaré, distrito de Aveiro. Licenciou-se em Ciências da Comunicação, no ISCIA e voltou aos Estados Unidos para iniciar a sua carreira profissional. Desde miúda que a escrita lhe fervia na ponta dos dedos, mas só em 2017 criou o seu cantinho virtual das histórias, de nome Life with Alice, que lhe valeu uma premiação pela Momondo. "Mel" é a sua primeira obra e foi escrita pelo mundo, com o coração no comando e melodia nas palavras.

Filipe Melo é músico, realizador de cinema e autor de banda desenhada. Desenvolveu desde cedo uma paixão pelo piano e pela improvisação. Estudou no Hot Clube de Portugal e, mais tarde, no Berklee College of Music, em Boston. Depois de muitos anos como pianista, tornou-se também compositor e orquestrador. Atualmente, ensina na Escola Superior de Música, em Lisboa. Na área do cinema, foi o criador de vários projetos de culto. Nos EUA, escreve para a lendária antologia Dark Horse Presents, ao lado de nomes como Frank Miller e Mike Mignola. Em 2019, recebeu o troféu de honra do festival Amadora BD, com a novela gráfica "Balada para Sophie". Colabora com Juan Cavia há mais de uma década, e a dupla tem já vários livros publicados, em Portugal e no estrangeiro.

Bilhetes
Contactos e info:

E-mail: escoladepalco@dorfeu.pt
Tel: +351 234 603 164

Auditório ESTGA - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda:
R. Cmte. Pinho e Freitas 5, 3750-127 Águeda