11 Janeiro Gaiteiros de Lisboa
8 Fevereiro Leo Bassi: “A Revelação”
14 Março Camané
11 Abril Trilok Gurtu solo
9 Maio A Naifa
13 Junho Os Melhores Sketches dos Monty Python
mais Informações e bilhetes
............................................................................................................
.em Águeda | Cine-Teatro São Pedro
iniciativa Câmara Municipal de Águeda
www.cm-agueda.pt | mais informações aqui
programação/produção d’Orfeu Associação Cultural
apoio Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes
detalhes da programação:
11 Janeiro | Gaiteiros de Lisboa
http://www.gaiteirosdelisboa.com/
O grupo de Carlos Guerreiro, José Manuel David, José Salgueiro, Paulo Marinho, Pedro Casaes, Rui Vaz e Pedro Calado sobe a Águeda para abrir as Sextas Culturais, depois da projecção internacional na última Womex de Sevilha. O som único dos Gaiteiros, para além de beber da tradição popular, tem uma atitude experimentalista permanente. Em concerto, há um desafio acústico para absorver até ao fim e atinge-se a pujança de uma música de eleição! Os Gaiteiros de Lisboa são, cá como lá fora, talvez a maior instituição da música de raiz tradicional portuguesa da actualidade.
8 Fevereiro | Leo Bassi: “A Revelação”
http://www.leobassi.com/
O louco cómico italiano regressa a Águeda, desta vez com o seu mais recente e polémico espectáculo. Nem quem viu “Instintos Ocultos” sabe o que o espera em “A Revelação”. A religião e o monoteísmo enquanto temas polémicos, às mãos deste alucinado são simples joguinhos. Com a sua sádica e provocatória mestria, o desconcertante artista vem reforçar a inquietação de Águeda para com a sua própria paz cultural. Gargalhada, inquietação, revelação e polémica de mãos dadas, no regresso de Leo Bassi, o Papa.
14 Março | Camané
http://www.camane.com/
O fado masculino da actualidade é Camané. Cantou também António Variações (nos Humanos) e recentemente seduziu-se pelas canções de Brel, Sinatra e tantos outros. Mas o fado não perde o espaço, antes se renova e se apura, em leves mestiçagens, na voz do fadista. A Águeda vem cantar com a universalidade dos grandes intérpretes. Tem o enfoque na palavra do letrista, a autenticidade da voz cúmplice da guitarra: em suma, a maturidade do fadista. A cantar, é que Camané se deixa levar.
11 Abril | Trilok Gurtu solo
http://www.trilokgurtu.net/
O maior percussionista do mundo! Conhecido pelas suas experiências de fusão dos ritmos do mundo, Trilok Gurtu é um dos mais requisitados músicos da actualidade e um mestre inigualável nas tablas indianas. Os dedos excepcionais de Trilok são magia pura. Indiano, consegue trazer para a música ocidental todas as referências da tradição oriental, com uma grande versatilidade e virtuosismo. Tem sido acolhido entusiasticamente nos últimos anos em Portugal, dividindo o palco com diferentes formações, mas neste concerto em Águeda Trilok Gurtu estreia-se a solo no nosso país. A legião de seguidores do guru da percussão vai acorrer a um concerto seguramente memorável.
9 Maio | A Naifa
http://www.anaifa.com/
“O único grupo português que reveste o fado com uma sonoridade contemporânea, mantendo a coerência e um interesse estético. Se não é o grupo de fados e guitarradas mais atípico de sempre, é a banda pop mais portuguesa da actualidade. Uma personalidade musical lusa tão marcada que, para encontrarmos exemplos semelhantes no pop, teríamos de recuar aos casos de António Variações ou da Sétima Legião. Mas como os tempos são outros, os ingredientes distanciam-nos. A Naifa é uma banda do Portugal que vivemos.” Manuel Halpern
13 Junho | Os Melhores Sketches dos Monty Python
http://www.uau.pt/descricao.php?cat=noticias&id=739
José Pedro Gomes, António Feio, Bruno Nogueira, Miguel Guilherme e Jorge Mourato prestam a devida homenagem aos génios que lhes ensinaram boa parte daquilo que sabem sobre comédia, sobre o lado bonito da vida e sobre a arte de evitar ser esmagado por um pé gigante vindo sabe-se lá de onde, numa sucessão imparável de sketches clássicos dos Monty Python, traduzidos e adaptados por Nuno Markl. Os Monty Python abriram os sentidos do mundo não só para a comédia, mas também para alguns temas importantes para as sociedades modernas: como trocar papagaios mortos; piadas enquanto armas mortíferas; canibalismo em agências funerárias; a presença de cangurus na Última Ceia. A sexta Sexta Cultural traz a Águeda o melhor teatro de humor.
As Sextas Culturais Águeda 2008 são uma iniciativa da Câmara Municipal de Águeda,
com programação e produção da d’Orfeu Associação Cultural.