2 a 5 de outubro 2024
@ CAA - Centro de Artes de Águeda
Bilheteira online

O Auditório e o Café-Concerto do CAA – Centro de Artes de Águeda estão prontos para a 23ª edição do Festival O Gesto Orelhudo. Para além de vários espetáculos nacionais, há também artistas do Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, Bélgica e França. Sempre com um Bar Orelhudo para ajudar a servir boas memórias. Por humor à música!

Co-produção: d’Orfeu AC e Município de Águeda

Bilheteira online

Quarta 2 de outubro, 21h30

@ Auditório
Igudesman & Joo (Alemanha / Reino Unido)

CODA - The Final Nightmare Music
80'

A dupla Igudesman & Joo vai comemorar o seu 20º aniversário com o Festival O Gesto Orelhudo, naquela que será também a última tour da sua carreira! "CODA - The Final Nightmare Music" é uma mistura distinta de proezas musicais, humor, arranjos inovadores e um caos delicioso. Ao fundir os seus clássicos, apreciados por milhões no YouTube, com ousados updates, a dupla pretende tornar a noite de abertura da 23ª edição em algo desastrosamente hilariante.

@ Café-concerto
Banda de Couverts

João Pratas / d’Orfeu AC
30'

“Banda de Couverts” é música para o seu palato! Um serviço de catering musical personalizado e adequado a todo o tipo de eventos: casamentos, batizados, aniversários, corporate, associativos, festivais de musicomédia, tudo... ​​​​(tudo menos partidos e futebol!). Depende apenas do gosto e do orçamento de quem contrata. O cliente escolhe os ingredientes. Esperamos que seja do seu agrado. Uma estreia bem ao estilo orelhudo!

Quinta 3 outubro, 21h30

@ Auditório
A Grande Fantochada

Hugo van der Ding
80'

«Não sou um fantoche nas tuas mãos». Assim acabou mais uma relação amorosa de Hugo van der Ding. Inspirado por esta ideia, pegou em oito marionetas e, acompanhado por Joana Gama no seu toy piano e por Vítor D'Andrade, sobe ao palco para fazer a sua coisa preferida. Fumar crack? Jogar Skool Daze em simuladores de ZX Spectrum? Claro que não. Contar histórias! De Portugal, da Europa, do Mundo. Um espetáculo para adultos e crianças, sobretudo as interiores.

@ Café-concerto
Girovago e Rondella (Itália)

Manoviva
45'

Uma marioneta ambulante de cinco dedos é composta por cinco elementos: uma cabeça, duas mãos e dois pés. Esses cinco elementos são colocados nos dedos em uma ordem específica: a cabeça no dedo médio, as mãos nos dedos indicador e anelar, os pés no dedo mindinho e no polegar. Já conseguiram daí? Não? Então venham conhecer as mãos vivas Manin e Manon, que se transformam em gestos orelhudos de múltiplas variedades, com a música ao vivo a invadir-nos também os sentidos.

Sexta 4 outubro, 21h30

@ Auditório
Ual.la! (Catalunha - Espanha)

Nozing
60'

Em 2019, a dupla catalã Alba Rubió e Modesto Lai levou o café-concerto ao rubro com o espetáculo “Play!”. Cinco anos depois, regressam a Águeda para apresentar “Nozing” no Auditório do CAA. Este novo trabalho sincroniza música, humor, imagens poéticas e uma virtuosa precisão. Se, em Play!, inauguraram um estilo particular de “tablemusic”, agora há que acrescentar um novo grau de sofisticação e detalhe. Um passo a mais na busca da originalidade criativa que tanto caracteriza os Ual.la!.

@ Café-concerto
Max Vandervorst (Bélgica)

Belgican Rhapsody
30'

Quem nunca experimentou soprar no gargalo de uma garrafa para produzir aquele som característico, semelhante ao de uma flauta? Uma grade de 24 garrafas de cerveja belga, produto tão apreciado também por cá, pode transformar-se num instrumento musical com um alcance musical de duas oitavas. Ora, isto é motivo mais do que suficiente para que o «indomável luthier» Max Vandervorst regresse ao Festival O Gesto Orelhudo.

Sábado 5 outubro, 21h30

@ Auditório
Fills Monkey (França)

We Will Drum You
75'

Dois bateristas fora da tarola. Fills Monkey são linguagem universal: a do som, do ritmo, da música e das suas pulsações. Nas mãos, as baquetas mágicas, com batidas que chegam diretamente ao coração. Este duo francês mistura energia, humor e poesia, para nos transportar para um mundo suspenso, entre o céu e a terra, entre o passado acústico e o futuro digital. Mais uma estreia imperdível n’O Gesto Orelhudo. Sente-se, respire. “We Will Drum You!”.

@ Café-concerto
Concerto em Só

David Meco / d’Orfeu AC
30'

Imaginem uma orquestra. Ou uma banda, também dá. Agora comecem a tirar tudo: os instrumentos, os microfones, os músicos… Não, os músicos não! Ui, já tiraram demais. Deixem só um, pronto! Lá está ele, e nem é bem músico, é um curioso que calhou de estar ali. Preparem-se para um espetáculo que nunca se viu. Nem se vai ver, se tudo correr bem. Podem reconhecê-lo de outros palcos vazios, mas este é um Concerto em Só!

Bilhetes

Bilhete diário: 12€
Passe Orelhudo (4 noites): 25€

Desconto 50% a portadores Cartão d’Orfeu ou ≤ 25 anos

  • Acesso aos espetáculos do café-concerto mediante apresentação do Passe Orelhudo ou Bilhete diário (da respetiva noite), sujeito à lotação do espaço.
  • Oferta de Passe Orelhudo a alunos Escola de Palco com inscrição formalizada para o ano letivo 2024/2025 dorfeu.pt/escoladepalco
  • Desconto de Cartão d'Orfeu disponível na bilheteira presencial do CAA (antes e durante o Festival) e em Ticketline.pt (só até ao dia 1 outubro)


ONDE COMPRAR:

CAA - Centro de Artes de Águeda

terça a sábado: 10h00-19h00; domingo: 14h00-18h00
Durante o festival, a bilheteira não fecha após as 19h00.

na bilheteira online

Ticketline.pt

Não é permitida a entrada a crianças menores de 3 anos.
Lotação limitada em todos os espetáculos.



Adesões antecipadamente no Espaço d’Orfeu ou, durante o festival, na Banquinha Orelhuda.

Para quem já é Amigo d’Orfeu, a validade é prolongada no ato da renovação.

Vantagens:

• 50% desconto nos eventos d'Orfeu (durante 1 ou 3 anos)
já aplicável aos bilhetes do 23º Festival “O Gesto Orelhudo”

mais info: dorfeu.pt/amigosdorfeu

Atividade paralela

Workshop de Criatividade e Música Teatral, por Mimo's Dixie Band, com a Banda Castanheirense

21 setembro, das 17h00 às 20h00, na sede da Associação Musical e Recreativa Castanheirense

O aquecimento para o 23º Festival O Gesto Orelhudo faz-se com um Workshop, orientado por Mimo's Dixie Band, dirigido à Banda Castanheirense. Este workshop tem como objetivo principal trabalhar a expressão corporal justaposta com expressão sonora, aliando-as a algumas técnicas instrumentais, que nos permitem, através do movimento do nosso corpo com o movimento do nosso instrumento, conseguir criar histórias, narrativas e onde o músico e o ator são um só corpo, de forma plural.