por João Pratas
para todas as idades
Nesta oficina, a ideia é conhecer e tocar instrumentos musicais feitos de barro. A ocarina, que é um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo, enraizou-se na cultura popular portuguesa, tendo-se tornado identitária de algumas regiões do território nacional, onde se fixou. Além das ocarinas, outros instrumentos de barro serão explorados e mais objetos sonoros poderão ser inventados. Acabamos, assim, a ser todos oleiros de música, músicos de barro ou tocadores de cacos!
por Patrícia Lestre
para todas as idades
O ukulele é um instrumento prático, imediato, fácil de aprender. Ao mesmo tempo, tem um enorme potencial e versatilidade, podendo-se tocar qualquer tipo de música com ele. Nesta oficina, para curiosos de todas as idades, a música Patrícia Lestre explica, de forma simples e intuitiva, a técnica do ukulele e desafia-nos a conjugar ritmo, harmonia e melodia, num instrumento tanto capaz de ser acompanhador como solista. Ukulele é sinónimo de música para todos!
por Benedicte Garrido
para todas as idades
Neste oficina, vamos aprender a jogar e a divertir-nos! A explorar a imaginação, libertar a comunicação e, sobretudo, despertar o ator/atriz que há em cada um de nós. Através de jogos, de improvisações e exercícios de expressão corporal, encontraremos o prazer de comunicar com o corpo, a voz e as emoções. Para todas as idades, com a certeza que sairemos todos mais criativos!
por João Pratas
dirigida a crianças entre os 4 e os 10 anos
O formador João Pratas vai desafiar-nos a construir objetos sonoros com forma ou aspeto de instrumentos musicais portugueses, através da reutilização de materiais (embalagens de plástico ou cartão, cápsulas, sacos de plástico, tecidos, entre outros). Vamos desenvolver a criatividade e produzir instrumentos bem originais, que poderemos levar para casa!
por Laura Rui
para todas as idades
Nesta oficina de expressão vocal, vamos ser encorajados a conhecer e analisar o nosso corpo enquanto cantamos. Partindo da sensibilidade e criatividade de cada um, um jogo de improvisação e canto em conjunto dará origem a um momento musical único e irrepetível. Através de um trabalho intra e inter pessoal, vamos desenvolver a curiosidade sobre a voz e o canto. A música está garantida!
por Zé Pedro Ramos
para todas as idades
Técnicas de clown, teatro e expressão dramática, para que todos passemos a encarar algumas adversidades de forma mais positiva, saudável e muito mais divertida! Momentos de puro divertimento, onde os problemas mais sérios são encarados da forma mais positiva e empreendedora possível. Isto, porque todos temos a sorte de ter um palhaço dentro de nós!
por Corina Ollett
dirigida a crianças entre os 4 e os 12 anos
Nesta oficina, todos vamos poder criar um fantoche de dedo, que servirá para inventar histórias ou fazer um espetáculo num palco improvisado. Com recurso a vários materiais (como revistas, marcadores, glitter, tampas, entre outros), vamos conseguir estar aptos a construir uma personagem única, criada na nossa imaginação. Mãos ao trabalho!
Para marcações, contactar pelo e-mail dorfeu@dorfeu.pt
Nota: Serão sempre aplicadas as medidas indicadas pela DGS - Direção Geral de Saúde e, sempre que possível, realizaremos as atividades ao ar livre.