|
O Projeto
Tendo como sede a cidade de Águeda, a d'Orfeu tem como missão estimular a comunidade local com uma programação artística e formativa perseverante, singular e regular, perspetivando como seus objetivos centrais a qualificação e a fidelização de novos públicos (in)formados. Neste sentido, reforça-se a aposta em projetos artísticos de intervenção social, como é o caso da Orquestra de Percussão.
O objetivo desta iniciativa é a criação e dinamização de uma Orquestra de instrumentos de percussão construídos a partir de materiais reciclados ou restaurados com o objetivo de reforçar a consciência ecológica. É um projeto performativo de rua adaptável a palco onde predominarão os ritmos e melodias dos instrumentos construídos por todos, as cores dos figurinos desenhados especificamente para a Orquestra, as coreografias festivas que contagiem públicos, juntando alguns figurinos de grande escala que completam o espetáculo.
O reportório é baseado no Cancioneiro típico de Águeda, identitário da cultura local, combinando com expressões rítmicas contemporâneas.
Sendo um projeto de cariz social, só pode existir em parceria com as instituições sociais do concelho, que são a chave deste projeto, tanto a nível estrutural, como a nível individual, criando um grande espetáculo interassociativo a apresentar.
Objetivos Pedagógicos:
- Envolver a comunidade;
- Promover o inter-associativismo;
- Estimular a criatividade nos jovens;
- Sensibilizar para uma cultura musical identitária;
- Promover a partilha de conhecimentos e competências (ao nível do “saber-fazer” - fabrico de instrumentos, treino da audição e ritmo; “saber-estar” - concentração e dedicação; “saber-ser” - trabalho em equipa, gestão de tempo);
- Difundir o património imaterial local;
- Promover o bem-estar emocional dos participantes e público.