recital de música antiga ibérica
CAPELA DA GIESTEIRA (freguesia de Águeda)
Sáb14 Maio, 21h30
CAPELA DA GIESTEIRA (freguesia de Águeda)
Sáb14 Maio, 21h30
Um espectáculo de excelência num lugar rural da freguesia de Águeda, acontece a 14 de Maio nas Itinerâncias. A Capela da Giesteira receberá um recital de música antiga, com intérpretes de gabarito – o grupo coimbrão Ars Musicae, dirigido pelo maestro Virgílio Caseiro -, numa proposta inédita de programação.
O recital do grupo “Ars Musicae” pretende divulgar a música medieval e renascentista ibérica, partindo de códices e cancioneiros coevos, e executando-a com o apoio de cópias instrumentais da época. É um recital que abrange autores dos séculos XII ao XVIII. É artisticamente dirigido, desde a fundação, pelo maestro Dr. Virgílio Caseiro.
Ars Musicae é constituído por Virgílio Caseiro (direcção, voz, sopros e percussões), Rosário Pinheiro (voz e percussões), João Pinheiro (voz e percussões), Fernando Meireles (sanfona, rabeca, voz e percussões), Cesário Assunção (alaúde, viuelha e voz), Amadeo (flautas, cromornes e voz), Ofélia Ribeiro (viola di gamba, voz e percussões).
O grupo Ars Musicae foi formado, a partir do anterior Grupo de Música Antiga de Coimbra, em 1985. Ao longo do seu tempo de existência tem realizado espectáculos por todo o país e estrangeiro. Desde 1992 que o grupo passou a ter o apoio e patrocínio do Centro Cultural D. Dinis, centro subsidiário dos Serviços Sociais da Universidade de Coimbra, continuando ligado ainda à Tuna Académica por óbvios laços fraternos e académicos.
Esta iniciativa na Giesteira, com o apoio da Junta de Freguesia de Águeda – que assim aposta em levar oportunidades culturais à zona rural da freguesia - , integra as Itinerâncias, a iniciativa de circulação de espectáculos que percorre as vinte freguesias do concelho de Águeda durante o ano de 2005, numa ideia conjunta da Câmara Municipal de Águeda e da d'Orfeu – Associação Cultural.