EMtrad’ descentraliza formação dirigida aos grupos  folclóricos
Workshops  gratuitos de Cavaquinho
em Recardães e na  Mourisca
 
Enquanto instrumento intuitivo e, muitas vezes, a  primeira porta de entrada do novos elementos nas tocatas dos grupos folclóricos,  o Cavaquinho vai ser objecto de dois workshops intensivos, a 3 e a 24 Maio,  abertos não só a elementos do grupos do concelho como a quaisquer participantes  com ou sem contacto anterior com o pequeno instrumento.
A EMtrad' vai  promover dois Workshops intensivos de cavaquinho, a terem lugar de forma  descentralizada no concelho, no âmbito do Programa de Apoio à Formação para os  grupos folclóricos, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, com o  prestimoso apoio das duas colectividades anfitriãs.
Foram marcadas duas  datas do Workshop em diferentes locais, por forma a acolher os potenciais  participantes vindos dos grupos do sul do concelho, no caso, em Recardães, e os  da zona norte na Mourisca. A distribuição geográfica é meramente indicativa,  podendo os interessados inscrever-se em qualquer das datas, a  saber:
SÁBADO 03 MAIO, 14h00-19h00
na sede do Grupo Folclórico e  Etnográfico de RECARDÃES
SÁBADO 24 MAIO, 14h00-19h00
na sede do Grupo  Folclórico da Região do Vouga (MOURISCA DO VOUGA)
Estas acções visam  fomentar a aprendizagem do cavaquinho através da sensibilização para as  sonoridades rítmica e melódica de um instrumento dotado de características  musicais únicas, para além do reconhecimento da importância do cavaquinho como  instrumento tipicamente português e um símbolo da cultura musical/tradicional  portuguesa no mundo.
Após uma introdução teórica, sendo apresentadas as  múltiplas representações do instrumento ao longo da sua evolução histórica, o  tempo do workshop, que dura das 14 às 19 horas, será essencialmente prático,  descobrindo-se a especificidade musical do cavaquinho, suas técnicas e  afinações. Pretende-se demonstrar a musicalidade do cavaquinho como instrumento  de acompanhamento, do dedilhado ao rasgado, realçando a pertinência da sua  utilização também como instrumento solista.
Estes workshops, ministrados  por André Jesus, destinam-se a membros dos grupos ou quaisquer outros  interessados, com ou sem contacto anterior com instrumento. A inscrição é  gratuita. Os interessados poderão obter mais informações ou inscrever-se numa  das datas dos workshops, contactando directamente com Lara Figueiredo pelo  e-mail lara@dorfeu.com ou pelo telemóvel 934623775, na d’Orfeu Associação  Cultural.
 
 
 
                         
			