Julho latino e mestiço
O mês d’Orfeu fez abrir o Mestiçal Peninsular (festival temático d'Orfeu este ano, que se prolongará nos próximos meses), cumpriu ainda a Ponte d'Orfeu-Québec com o concerto de La Bottine Souriante e, durante quinze dias, agitou a animação jovem na cidade com a presença dos participantes do d'Orfusão Latino, cujo espectáculo final – uma experiência artística baseada no “acaso” – encerrou o mês. O Espaço d’Orfeu viveu mais algumas das suas belas noites, fazendo antever o regresso das fortes programações com carimbo d'Orfeu.
Toques e PõePlay no Andanças
Agosto é mês do Andanças, festival de todas as danças do mundo organizado pela PedeXumbo e que decorre de 1 a 7 de Agosto em Carvalhais, São Pedro do Sul, sendo destino obrigatório das gentes da d'Orfeu, parceira há vários anos do festival. A participação d'Orfeu no cartaz deste ano do evento é garantida por duas formações: “Toques do Caramulo” sobem ao palco nos dias 1 e 4 de Agosto e “PõePlay” aparecem a partir de 4 de Agosto até ao fim do festival.
tudo sobre o Andanças em http://www.pedexumbo.com/
Intercâmbio no Liechtenstein
Os intercâmbios de Verão da d'Orfeu, este ano, farão conhecer novas paragens a jovens aguedenses. De 6 a 16 de Agosto, uma comitiva estará no Liechtenstein, minúsculo país encravado entre a Suíça e a Áustria, com uma população equivalente à do concelho de Águeda. Na linha do d’Orfusão deste ano, ali se encontrarão 50 jovens de diversos países da Europa e da América Latina (Portugal, Brasil, Nicaragua, Uruguai, Espanha) e, juntos, farão partilha das suas artes e culturas, numa iniciativa inédita naquele pequeno país.
Outras paragens: Alemanha e Bósnia
Para Frankfurt (Alemanha), Bitocas partiu no final de Julho para o String Summer Camp (27 Julho a 4 Agosto), um campo onde será monitor de ateliers artísticos dirigidos a jovens de diversos países da Europa.
Na Bósnia Herzegovina, Luís Silva fará de 5 a 8 Agosto a visita preparatória do “Ask in Sarajevo”, intercâmbio a ter lugar em Setembro próximo com uma comitiva alargada da d'Orfeu. Ali em Sarajevo, terá ainda oportunidade de contactar com o projecto de animação da voluntária aguedense Vânia Caetano, a primeira jovem SVE enviada pela d'Orfeu para o estrangeiro.